Brenno Lucena: a vida dele é um evento
Quem nunca sonhou em transformar aquela paixão de infância em uma carreira? Brenno Lucena conseguiu juntar seu talento para entreter com um faro aguçado para negócios para transformar a empresa made in Santos em uma verdadeira potência nacional, atendendo clientes como Mc Donald’s, Unimed, Volskwagen, Itaú, entre outras.
O cofundador da SB7 espalha carisma por onde passa. Agora, aos 25 anos de carreira, Brenno conversou com a gente para refletir sobre os desafios e sucessos de quem empreende na área criativa na Baixada Santista.
“Trabalhar com eventos vai muito além de montar palcos. É me conectar com pessoas, criar momentos e fazer parte da vida delas”, diz ele.
De DJ mirim aos maiores eventos do país
Brenno começou a vislumbrar um futuro na música ainda pequeno. Em entrevsita ao Juicy Santos, ele contou que aos 8 anos, tinha vontade de ser cantor. Ganhou uma máquina de karaokê, mas viu que essa não era sua vocação. No entanto, tudo mudou quando o pai mostrou uma apresentação do DJ Marlboro na TV. Foi então que Brenno descobriu que poderia estar em um palco sem precisar necessariamente pegar em um microfone.
Por volta dos 9 anos, ganhou de presente alguns equipamentos iniciais de Natal e aniversário e passou a comandar as pick-ups na casa de praia dos pais nas comemorações de Réveillon.
Empreendedor desde cedo (MUITO cedo)
Enquanto a maioria dos pré-adolescentes dos anos 1990 se preocupava com videogames e figurinhas, Brenno já estava passando seus fins de semana animando festas por aí.
Vindo de uma família de comerciantes, o DNA empreendedor já corria nas suas veias. O que começou com um evento por ano foi crescendo cada vez mais, até chegar na primeira contratação de um funcionário. Detalhe: Brenno tinha só 14 anos!
“O lado empresarial começou a falar mais alto que o artístico”, conta.
Aos 15 anos, comprou seu primeiro carro: uma Kombi para transportar equipamentos (claro que precisava de alguém para dirigir, né?).
Entrando no ritmo
Os anos seguintes foram de jobs e mais jobs. Muitos eventos em Santos tinham o DJ Brenno no palco fazendo a galera dançar e criando um clima perfeito.
Curiosidade: Brenno foi o DJ do meu casamento, em 2007.
Mas nem tudo é um mar de rosas. E a vida cobra. Com pouco mais de 20 anos, ele enfrentou um burnout que o fez repensar os caminhos que estava trilhando sozinho.
Pois a virada veio de um lugar inesperado: um de seus maiores concorrentes. Foi justamente no meio desse turbilhão que Brenno teve uma ideia que mudaria tudo: unir forças com Eduardo Spessoto para criar a SB7.
E a fusão não foi na base do “vamos ver no que dá”. Após um processo extenso de consultoria, advogados, contabilidade – tudo para garantir que seria justo para ambos -, a SB7 nasceu em 2015. E deu super certo: triplicaram o número de funcionários, atendem clientes em todo o país e no exterior e faturam 4 vezes mais do que na fundação. Atualmente, são referência no atendimento e no pós-venda, indo muito além da simples execução.
Festa de lançamento da SB7 Som e Luz, em 2015
O segredo? Cada um trouxe sua expertise para a mesa: Edu com o olhar técnico e operacional, Brenno com o talento para vendas e atendimento. A complementaridade entre os sócios tornou-se um diferencial, oferecendo um ciclo perfeito de melhoria contínua para atender às necessidades dos clientes.
Hoje, com uma equipe de aproximadamente 30 pessoas fixas e 50 aos finais de semana, a SB7 atende a eventos corporativos e sociais de todos os portes, sempre com foco na qualidade e na experiência. Entre os serviços, estão locação de equipamentos de sonorização, iluminação, painéis de LED, projeção, estrutura boxtruss, palco e efeitos especiais.
Resiliência e adaptação
A pandemia representou um teste de fogo para todo o setor de eventos (já bem competitivo por natureza). Na época, esse segmento foi duramente atingido pelas restrições sanitárias: 97% dos empreendedores relataram impactos negativos, com uma média de 12 eventos cancelados para cada negócio.
Para Brenno e a SB7, não foi diferente. Enquanto muitas empresas fechavam as portas, Brenno e Edu investiram em treinamento da equipe para dominar os conhecimentos exigidos dali para a frente e em transmissões online, como o Studio SB7. O projeto de lives ajudou muitos artistas e produtores culturais da região naqueles dias sombrios.
Uma década de coragem
Em maio de 2025, a SB7 chegou aos 10 anos se reinventando e crescendo de forma sustentável e que enche qualquer santista de orgulho. A marca atende 45% do mercado em Santos e 55% fora, incluindo eventos internacionais. Já teve SB7 até em Punta del Este, no Uruguai.
Edu Spessoto e Brenno Lucena na festa de 10 anos da SB7 Som e Luz
No mesmo ano, a SB7 forneceu toda a estrutura da Convenção da Igreja Lagoinha em Santos, que reuniu mais de 7 mil pessoas e do Festival GOMO de Criatividade, com 3 mil pessoas passando pelo Juicyhub. E vem aí um projeto gigante: a COP-30 em Belém do Pará. Sim, , quando os olhos do mundo inteiro estarão na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, vai ter nome de Santos lá também.
E daqui, nós vamos continuar aplaudindo Brenno, Edu e a SB7.
Hoje, Brenno usa o microfone, mas não para cantar. Ele também está em frente às câmeras no Programa JB, honrando o legado de um dos maiores comunicadores da cidade, falecido em 2024.
Perguntamos para Brenno Lucena: o que o empresário que hoje proporciona experiências memoráveis para milhares de pessoas diria para o menino que sonhava estar no palco?
“Vai com medo mesmo, mas vai!”