De Santos, Beth Gomes será porta-bandeiras do Brasil nos Jogos Paralímpicos de 2024
E vai ter santista em destaque mais uma vez nos Jogos Paralímpicos de Paris em 2024! A santista Beth Gomes, do atletismo, campeã paralímpica e mundial, juntamente com Gabriel Araújo, da natação, serão os porta-bandeiras da delegação brasileira nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.
Esse combo de uma veterana com um jovem talento do esporte promete emocionar na abertura das competições nesta quarta-feira (28 de agosto). Vale mencionar que eles representam as duas modalidades em que o Brasil mais medalha em Paralimpíadas – 125 para a natação e 170 para o atletismo.
Beth Gomes é prata da casa
Beth, com seus 59 anos e quase 30 anos de dedicação ao esporte paralímpico, é um verdadeiro orgulho santista. A trajetória dela impressiona. Foi ampeã mundial e medalhista de ouro no lançamento de disco nos Jogos de Tóquio, além de títulos mundiais na mesma prova e no arremesso de peso.
Diagnosticada com esclerose múltipla em 1993, quando era atleta de vôlei e trabalhava como guarda civil, Beth transformou desafios em conquistas. E se tornou uma das maiores referências do atletismo paralímpico na Classe F53.
Vem ver as últimas notícias sobre Santos e região
Em 2021, Beth foi a atleta mais velha da delegação brasileira nas Paralimpíadas de Tóquio 2020, competindo aos 56 anos e conquistando a medalha de ouro ao bater novamente o recorde mundial de sua modalidade.
Por essas e por outras, Beth se tornou conhecida pelo apelido Fênix.
“Quando me falaram que eu seria a representante para conduzir o pavilhão do nosso querido Brasil na abertura, só chorei e chorei. Confesso que não estava imaginando. Representa muito na minha vida. São quase 30 anos de esporte paralímpico. Vou levar comigo como um legado”, conta Beth, emocionada com a oportunidade de liderar a delegação brasileira em Paris.
O Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024
A cerimônia promete ser inesquecível. Com um formato inovador, os 6.000 atletas desfilarão pelo centro de Paris, passando pela famosa Champs-Élysées e chegando à Praça da Concórdia. Este evento histórico destaca a inclusão e acessibilidade, valores centrais dos Jogos Paralímpicos.
Faça parte da comunidade do Juicy Santos no Whatsapp e receba dicas sobre Santos e região
O Brasil tem 373 medalhas conquistadas em Jogos Paralímpicos, em 11 edições. São 109 ouros, 132 pratas e 132 bronzes. As três modalidades que mais garantiram pódios são, além do atletismo (170 medalhas), a natação (125 medalhas – 40 ouros, 39 pratas e 46 bronzes) e o judô (25 medalhas – cinco ouros, nove pratas e 11 bronzes).