Saiba como conseguir o autoteste de HIV gratuito em Santos
Durante anos Santos foi considerada a “capital da Aids”.
Por isso, a política anti-HIV da cidade tem diversas ações. A mais recente foi a implementação do autoteste de HIV gratuito em Santos. O Action!, autoteste de HIV, passou a ser distribuído na cidade no dia 1º de julho deste ano.
Autoteste de HIV gratuito em Santos
Interessados em fazer o teste podem retirá-lo, de forma totalmente sigilosa, em dois endereços:
Centro de Controle de Doenças Infectocontagiosas – CCDI
Rua Silva Jardim, 94, Vila Mathias
Saiba como conseguir o autoteste de HIV gratuito em Santos
Rua Nabuco de Araújo, 36, Boqueirão
O autoteste é vendido nas farmácias da cidade, mas o valor varia entre R$ 50 e R$ 100.
De acordo com o Ministério da Saúde, o resultado do autoteste não deve ser considerado definitivo. Isso porque ele não detecta o HIV, mas sim os anticorpos que o organismo gera para combatê-lo. Tais anticorpos demoram uma média de 30 dias, a partir da contaminação, para surgir.
Por isso a indicação é que outros exames sejam feitos para confirmar o resultado, seja ele negativo ou positivo.
“Quando a pessoa retira o autoteste, damos uma rápida explicação sobre como deve ser feito e destacamos a importância de ela retornar no caso de dúvida ou ainda caso positivo. Além de amparo psicológico, o serviço oferece o tratamento necessário”, destaca Patrícia Schoenacker, chefe de Seção de Prevenção de Doenças Infectocontagiosas.
Ainda segundo ela, o autoteste pode ser realizado em qualquer lugar e horário. Basta retirar uma gotinha de sangue do dedo. O resultado é revelado em 10 a 20 minutos.
Onde fazer exames de HIV em Santos
Também é possível fazer o exame convencional em Santos. Para esse tipo de atendimento, o endereço é o tipo de atendimento é a Coordenadoria de Controle de Doenças Infectocontagiosas, que fica na Rua Silva Jardim, 94. Por lá o atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.
Quem se mostra reagente ao vírus tem o tratamento gratuito em todo o Brasil, através do SUS. Em Santos, os pacientes são atendidos através dos seguintes equipamentos:
- Secraids (Seção Centro de Referência em Aids)
- Senic (Núcleo Integrado de Atendimento à Criança)
- Secasa (Casa de Apoio à Solidariedade ao Paciente de Aids)
- Paivas (Programa de Atenção Integral às Vítimas de Abuso Sexual)
Além disso, a cidade abriga duas ONGs que oferecem apoio aos portadores do HIV, o Instituto Luiz Alca e o Gapa.
Em resumo, o Instituto Luiz Alca – ACAUSA atua em Santos há 27 anos. A entidade auxilia portadores de HIV e seus familiares com cestas básicas, remédios, utensílios de uso pessoal e outros tipos de assistências. Atualmente são quase 300 famílias atendidas. Já o GAPA atua junto as populações com histórico de exclusão social, política e econômica. O trabalho vai desde apoiar o resgate e garantir direitos dos pacientes por meio de acesso à informação, serviços de saúde e apoio financeiro, se acaso for necessário.
Seus direitos
Desde junho de 2014, é crime em todo o território nacional discriminar portadores do vírus HIV e pessoas com AIDS. Entre outras coisas, isso significa que a sua sorologia não pode ser aberta contra a sua vontade. Além disso, o tratamento deve ser ofertado gratuitamente.
O Brasil possui legislação específica quanto aos grupos mais vulneráveis, procure se informar sobre todos os seus direitos e dê início ao seu tratamento o quanto antes.