Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Alô, PCD da Baixada Santista: inscreva-se no programa CapacitaCE do CAMPS

A formação é gratuita, presencial e focada na inserção no mercado de trabalho, com kit completo e formação humana para além do currículo.

Tempo de leitura: 3 minutos

Pessoas com deficiência (PCD) que moram em Santos, São Vicente, Cubatão e Praia Grande, atenção! Esta matéria traz uma chance real de buscar capacitação gratuita pelo Programa CapacitaCE.

Essa iniciativa do CAMPS Santos, em parceria com a Universidade Corporativa Cesari (UCC), já está na sua oitava edição e surgiu para ampliar as possibilidades de inserção dos jovens PCDs no mercado de trabalho em Santos e região.

www.juicysantos.com.br - Inscreva-se no programa CapacitaCE para PCDs na Baixada Santista

O que é o CapacitaCE?

Com 20 vagas abertas, o CapacitaCE abre vagas para PCDs entre 18 e 30 anos, com direito a material didático, lanche, vale-transporte, cesta básica e até atendimento psicossocial, quando necessário.

Inclusão de PCDs e desafios no mercado de trabalho

O tema da empregabilidade de pessoas com deficiência é mais do que atual. Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país tinha cerca de 17,3 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência em 2022. Ainda assim, o acesso destas pessoas ao mercado formal de trabalho segue restrito. Dados do Ministério do Trabalho mostram que apenas 1% das vagas formais são preenchidas por trabalhadores PCDs, mesmo com cotas estabelecidas por lei.

Buscar alternativas de formação é uma das estratégias para mudar essa realidade localmente. De acordo com pesquisa conduzida pela Fundação Instituto de Administração (FIA-USP), mais de 70% das empresas brasileiras enfrentam dificuldades para contratar PCDs qualificadas, devido à escassez de oportunidades de formação inclusiva e acessível. Portanto, quem se capacita em programas específicos tem mais chances de contratação e efetivação. É um caminho para a conquista do primeiro emprego ou transição coletiva ao mundo profissional, favorecendo trajetórias de autonomia e inclusão.

E, para as empresas, programas desse tipo funcionam como pontes entre vagas e talentos.

Como funciona o CapacitaCE e quem pode participar

A estrutura do CapacitaCE dá uma formação completa e adaptada às necessidades das PCD. Ao longo do curso, os participantes passam por módulos como Introdução ao Mundo do Trabalho, Comunicação e Linguagem Interpessoal, Rotinas Administrativas, Logística e EHS – Meio Ambiente, Saúde e Segurança.

Tudo acontece na sede do CAMPS Santos, com encontros presenciais às segundas, quartas e sextas das 8h às 11h30.

Para se candidatar, é preciso residir em uma das quatro cidades atendidas (Santos, São Vicente, Cubatão ou Praia Grande) e comprovar a condição de pessoa com deficiência (PCD) através do CID e laudo médico atualizado.

Quem tiver a aprovação recebe todos os benefícios do programa, além de um certificado ao final da capacitação.

A experiência do CapacitaCE não termina com o fim do curso. Em dezembro de 2025, está prevista a formatura da turma, reunindo participantes, familiares e toda equipe envolvida. Ao longo das últimas sete edições, o programa já garantiu formação a 124 pessoas com deficiência, com boa parcela delas conquistando espaço em grandes empresas parceiras na região, como Cesari, MSC, BTP e OAB.

Como se inscrever no curso de capacitação para PCD do CAMPS Santos?

A seleção vai até o dia 30 de julho, pelo site do CAMPS Santos. E todas as etapas, desde a entrega dos documentos até a divulgação dos selecionados, estão detalhadas na plataforma online. Depois da seleção e reunião de integração (18 de agosto), as aulas começam no dia 20 do mesmo mês.

Avatar
Texto por

Contato