Como pegar a Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência em Santos?
A acessibilidade e inclusão são direitos essenciais que melhoram a qualidade de vida das pessoas com deficiência. Em Santos, a Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência (CMIPCD) garante que as PCDs tenham acesso a diversos serviços prioritários e benefícios.
Sabia que você, PCD, pode ter um documento especial?
A Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência (CMIPCD) surgiu a partir da Lei Complementar 1.219, de 2023. Até 2024, Santos já havia emitido 2.622 carteiras.
Ela assegura o direito ao uso do Colar Girassol, um importante símbolo de identificação para deficiências não visíveis. Apesar disso, o colar deve ser retirado separadamente após a emissão da carteira.
Entre os principais benefícios, estão o acesso a assentos preferenciais em espaços públicos e privados, o que dá maior conforto e acessibilidade durante deslocamentos e permanência em diversos ambientes. Este direito é fundamental para pessoas com diferentes tipos de deficiência necessitam de acomodações especiais ou proximidade a saídas de emergência.
Vem ver mais dicas de shows e eventos em Santos e região na nossa agenda
O documento também garante o direito à meia-entrada em eventos culturais.
Em casos de vulnerabilidade social, a CMIPCD pode facilitar o acesso à isenção de impostos, proporcionando alívio fiscal adicional para famílias que enfrentam desafios econômicos relacionados à deficiência. Isso porque, muitas vezes, a deficiência implica em custos adicionais que impactam o orçamento familiar.
Veja como pegar a Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência em Santos
Para a emissão da CMIPCD, é necessário apresentar documentos pessoais, incluindo um dos seguintes comprovantes de residência em Santos com data de emissão dos últimos 90 dias:
- Conta de água
- Conta de luz
- Conta de gás
- Conta de telefone fixo ou celular, TV por assinatura ou fatura de cartão de crédito;
- Declaração de endereço feita por unidade de saúde pública ou serviço de assistência social da Prefeitura, com nome, assinatura e registro do responsável;
- Contrato de aluguel, se morar em imóvel alugado;
Se a pessoa com deficiência for curatelada (ou seja, tiver um curador responsável legal), o comprovante de endereço pode estar no nome do curador, junto com a certidão judicial de curatela e documento de identidade. E, para menores de 18 anos, o comprovante pode estar no nome do pai, mãe ou responsável legal.
Leve ainda:
- Foto 3×4;
- Cópia da certidão de nascimento, RG e CPF do interessado e do responsável (se for o caso);
- Laudo médico com o diagnóstico e o código CID.
Para fazer o documento, o local é o Poupatempo. Fica na Rua João Pessoa, 246, Centro Histórico.
Já o Colar Girassol deve ser retirado na Rua General Câmara, 5, 14º andar, Centro Histórico, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 16h, com a apresentação da carteira de identificação.
Quer saber das novidades antes de todo mundo? Entre no grupo VIP do Juicy Santos no WhatsApp.