A Casa do Pastel Sem Vento perdeu tudo em uma enchente: veja como ajudar
Sempre falamos aqui da importância em consumir local e apoiar aquele pequeno negócio na sua rua, no seu bairro, no seu município. E não há momento em que isso seja mais importante do que em uma crise como esta. As fortes chuvas que atingiram Santos no último final de semana prejudicaram muitos moradores e diversos comerciantes locais. Entre os estabelecimentos mais afetados está A Casa do Pastel Sem Vento, uma pastelaria na Rua Alexandre Martins que viu seu sonho ser levado pelas águas em questão de horas.
As mudanças climáticas e a falta de preparo da cidade e de planejamento urbano em lidar com esses fenômenos vêm deixando um rastro de devastação nas nossas vidas toda vez que algo assim acontece.
Fundada há oito anos por Renata Balbini e o marido, Robson Gonçalves, a casa ganhou fama por seus pastéis crocantes, que pesam 250 gramas e super recheados – característica que inspirou o nome do negócio e conquistou clientes fiéis na região.
Em entrevista ao Diário do Litoral, a proprietária Renata Balbini disse que a água chegou a 1,50 metros no estabelecimento. No momento, no interior da loja, estavam 6 clientes estrangeiros, incluindo uma criança de 3 anos. Todos fcaram muito assustados.
Eles perderam absolutamente tudo. A chuva danificou geladeira, computadores, equipamentos e até materiais de embalagem. O casal passou o feriado de 21 de abril limpando o local e ainda avaliando os prejuízos.
Este tipo de situação nos lembra como pequenos negócios são vulneráveis a desastres naturais. Diferentemente de grandes empresas, eles raramente têm capital de reserva ou seguro adequado para lidar com perdas totais. E mais: a cada dia fechado, representa um impacto significativo em sua sustentabilidade.
Quer ajudar esse negócio local a recomeçar?
Você pode colaborar com a Vakinha de A Casa do Pastel Sem Vento, que tem uma meta de R$ 26.000. Mais de 70 pessoas já doaram até a publicação desta matéria.
E, se não puder dar em dinheiro, compartilhe esta história nas suas redes sociais para ampliar o alcance da campanha.
Apoiar pequenos negócios locais em momentos críticos não é apenas um gesto de solidariedade – representa uma forma de preservar a identidade e a economia da nossa cidade.