Clique aqui e confira também nosso tema da semana

4 influências da imigração japonesa em Santos

Tempo de leitura: 5 minutos

Santos é um dos principais pontos de partida da história da imigração japonesa no Brasil. No dia 18 de junho, celebra-se o Dia da Imigração Japonesa no Brasil, data que relembra a chegada do navio Kasato Maru ao Porto de Santos, em 1908. A embarcação trouxe os primeiros imigrantes japoneses ao país.

Essa primeira leva de 781 passageiros não foi apenas um marco histórico, mas também o início de uma profunda e duradoura troca cultural que moldou a identidade de diversas regiões brasileiras, especialmente a nossa.

Por isso, reunimos 4 influências da cultura japonesa em Santos. Algumas delas são bem evidentes e outras, nem tanto.

Bora viajar para a terra do sol nascente?

www.juicysantos.com.br - influências japonesas em santos

1. A mistura que conquistou nossos paladares

É impossível falar da presença japonesa em Santos sem mencionar a gastronomia. A cidade se apaixonou pelos sabores do Japão. E isso se reflete na enorme variedade de restaurantes japoneses em Santos espalhados pelos bairros. Desde os mais tradicionais até os que incorporam ingredientes brasileiros, os cardápios oferecem muito mais do que sushi e sashimi.

Locais como Oriental House (foto), Estrela de Ouro, Gotissô, Katsuya, Kenzo Sushi Lounge e Nagoya são apenas alguns exemplos de onde você pode experimentar essa fusão cultural. Além dos clássicos, é comum encontrar releituras criativas como temakis com cream cheese ou hot rolls empanados, que mostram como a culinária japonesa se adaptou — e caiu no gosto popular.

www.juicysantos.com.br - 4 influências da imigração japonesa em Santos

2. Um toque sutil na arquitetura

Diferentemente da gastronomia, a presença da arquitetura japonesa em Santos é mais discreta. Não existem bairros com estética oriental marcante, mas alguns espaços refletem essa herança cultural de forma simbólica.

Um dos maiores exemplos é a escultura de Tomie Ohtake, instalada no emissário submarino no bairro do José Menino. Inaugurada em 2008 em homenagem ao centenário da imigração japonesa no Brasil, a obra possui 15 metros de altura e 20 metros de comprimento. Foi criada pela renomada artista nipo-brasileira. Suas formas abstratas, pintadas em um marcante tom de vermelho, remetem à leveza de uma fita ao vento — uma interpretação livre e poética que contrasta com o céu e o mar santista.

Além de homenagear a cultura japonesa, a escultura se tornou um marco visual da orla de Santos. Recentemente, a obra passou por restauração e ganhou um espelho d’água ao redor, que além de embelezar, ajuda a protegê-la de atos de vandalismo. O monumento é um símbolo de como arte, memória e urbanismo podem caminhar juntos.

Outro espaço que dialoga com a influência japonesa é a Praça das Gerações, parte do Parque Municipal Roberto Mário Santini, que foi concebida para resgatar a história da imigração japonesa na cidade. Assim, a proposta é incorporar elementos paisagísticos e arquitetônicos que homenageiem essa herança.

3. Tradição em eventos e encontros culturais

A cultura japonesa em Santos continua viva através dos eventos que celebram suas tradições, artes e costumes. Um dos destaques é a Mostra Japão Festival Japonês, que reuniu em 2025 a gastronomia típica, apresentações de taiko (tambores), concursos de cosplay, oficinas culturais e performances como a tradicional dança do leão (shishimai). Em 2025, a 31ª edição da Mostra prestou homenagem à chegada do Kasato Maru, relembrando o início de tudo.

www.juicysantos.com.br - 4 influências da imigração japonesa em Santos - undokai

Outro evento anual é o Undokai (foto). Essa espécie de olimpíada cultural japonesa promove gincanas ao ar livre e integração entre descendentes e amantes da cultura nipônica. Claro que não podem faltar comidas típicas e muita animação.

Aliás, quem gosta de cultura geek, animes, mangás, cosplay e outras vertentes da cultura pop marca presença no Santos Festival Geek, que enfatiza bastante essas artes. O maior encontro geek gratuito do país acontece sempre no mês de novembro no Centro Histórico.

Além disso, a Associação Japonesa de Santos, localizada na Rua Paraná, na Vila Mathias, é um importante centro de convivência e difusão cultural. A casa oferece atividades, oficinas e promovendo o fortalecimento da comunidade japonesa na cidade.

4. Um legado que faz parte de Santos

Apesar de Santos não ter um bairro japonês consolidado como a Liberdade em São Paulo, o bairro do Saboó foi, no passado, um importante ponto de concentração de imigrantes nipônicos. Mesmo sem uma “Little Tokyo” para chamar de sua, a cidade mantém viva a essência e o legado da imigração japonesa em seu dia a dia.

Portanto, mais do que uma herança, a influência japonesa em Santos é uma prova da riqueza multicultural que molda a identidade da cidade. Seja através de um temaki no almoço, de uma oficina de origami ou de um tambor vibrando em uma festa, a cultura japonesa continua a encantar e inspirar gerações santistas.

Valentina Tilly
Texto por

Contato