10 oficinas gratuitas de audiovisual em Santos: veja como se inscrever
Seu sonho é trabalhar com cinema? Ou quer aprender mais sobre o tema e não saber por onde começar? Então se liga na dica: a edição 2025 do projeto Fábrica Audiovisual abriu 265 vagas para 10 oficinas gratuitas de audiovisual em Santos.
Os cursos da Secretaria de Cultura abrangem toda a cadeia criativa do setor: Direção de Fotografia, Produção, História do Cinema, Documentário, Direção de Atores, Direção de Arte, Formatação de Projetos, Roteiro, além de cursos Básico de Cinema e Interpretação para Audiovisual.
As aulas têm início em maio de 2025.
Para se inscrever, os interessados podem acessar o formulário online – cada um tem seu cadastro específico que está na descrição abaixo.]
Você pode também comparecer pessoalmente ao Museu da Imagem e do Som, no Centro de Cultura Patrícia Galvão (Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias). Abre de segunda a sexta, das 14h às 20h, exceto nos próximos dias 17, 18 e 21, em razão de ponto facultativo e dos Feriados da Paixão de Cristo e Tiradentes.
Não se esqueça: precisa comprovar residência em Santos e, para menores de 18 anos, apresentar autorização do responsável no primeiro dia de aula.
Veja os cursos disponíveis nas oficinas gratuitas de audiovisual em Santos
Direção de Fotografia
Coordenação: Rodrigo Samia
Local: Teatro Rosinha Mastrangelo (Av. Pinheiro Machado, 48 – Vila Mathias)
Data: de 07/05 a 30/07, às quartas-feiras, das 19h às 22h
Público Alvo: Fotógrafos, realizadores de audiovisuais, estudantes de cinema e demais interessados com experiência básica em fotografia acima de 18 anos.
Número de Vagas: 25 vagas
Seleção: Currículo com experiência no audiovisual para análise do coordenador do curso
Sinopse: Fundamentos para um diretor de fotografia dominar a execução e o gerenciamento de todo o set de gravação. Curso destinado a um público já iniciado em iluminação e câmera no campo do audiovisual.
Rodrigo Samia é diretor e diretor de fotografia há 15 anos e trabalhou em mais de 60 filmes, entre curtas e longas-metragens premiados, com diretoras e diretores brasileiros e internacionais como “SE TRANS FOR MAR” e “GENERATION VAX”, além de filmes publicitários.
Local: MISS – Museu da Imagem e do Som de Santos (Av. Pinheiro Machado, 48 – Vila Mathias)
Data: de 06/05 a 22/07, às terças-feiras, das 19h às 22h
Público Alvo: Interessados em geral acima de 15 anos
Número de Vagas: 30 vagas
Seleção: Primeiros inscritos até o preenchimento das vagas
Sinopse: Uma imersão criativa no universo da produção audiovisual. Da ideia à tela, vamos entender como nascem, ganham forma e chegam ao público os projetos que movem o cinema, a TV, o streaming e as redes sociais. Passando por cada etapa — da criação às estratégias de distribuição — o foco é transformar boas ideias em projetos possíveis, com propósito e espaço no mercado.
Laura Coelho é uma profissional com mais de 15 anos na indústria criativa, Mestre em Projetos Culturais e especialista em produção audiovisual. Construiu uma trajetória sólida em produtoras e agências de publicidade no Brasil e no exterior, liderando projetos que unem criatividade, propósito e impacto cultural.
Local: Cinemateca de Santos (Rua: Xavier Pinheiro, 42 – Campo Grande)
Data: de 10/05 a 12/07, aos sábados, das 14h às 18h
Público Alvo: Interessados em geral acima de 18 anos
Número de Vagas: 25 vagas
Seleção: Primeiros inscritos até o preenchimento total das vagas
Sinopse: O curso fornecerá um panorama sobre a produção cinematográfica mundial desde o cinema silencioso até a contemporaneidade, abordando as transformações e os principais movimentos cinematográficos ao longo desse período.
Celso Sabadin é jornalista, curador, crítico e professor de cinema. Autor dos livros “Vocês Ainda Não Ouviram Nada – A Barulhenta Histórias do Cinema Mudo” e “História do Cinema Para Quem Tem Pressa”, entre outros. É roteirista e diretor do longa documental “Mazzaropi”.
Local: Cine Arte Posto 4 (Av. Vicente de Carvalho, s/n – Jardim da Praia – Posto 4 – Gonzaga)
Data: de 05/05 a 21/07, às segundas-feiras, das 19h às 22h
Público Alvo: Interessados em geral acima de 18 anos
Número de Vagas: 30 vagas
Seleção: Primeiros inscritos até o preenchimento total das vagas
Sinopse: Serão abordados os seguintes tópicos durante o curso: Trabalhar a
contextualização histórica do gênero documentário; a relação documentário e ficção: tipos, estilos, proximidades e distanciamentos; Estimular a prática de realizar de um documentário, bem como o sentido espectatorial para com o gênero, suas asserções sobre o conceito de realidade e representação da realidade.
Gustavo Brandão é formado em Cinema, dirigiu o curta “O Telepata” e trabalhou em filmes como “Querô” (2005), “O Ano que Meus Pais Saíram de Férias” (2007) e “De Menor” (2013). Seus trabalhos recentes incluem o curta doc “Lumière à beira mar” (2022) e o curta “Aurora, 2068” (2023). Atualmente trabalha no desenvolvimento de seu primeiro longa-metragem.
Local: MISS – Museu da Imagem e do Som de Santos (Av. Pinheiro Machado, 48 – Vila Mathias)
Data: de 24/05 a 05/07, aos sábados, das 10h às 17h (intervalo de 1h)
Público Alvo: Diretores e realizadores de audiovisuais, atores estudantes de cinema e demais interessados com experiência básica em fotografia acima de 18 anos.
Número de vagas: 20 vagas
Seleção: Currículo com experiência no audiovisual para análise do coordenador do curso
Sinopse: Este curso pretende abordar, explorar e compreender a complexidade do trabalho com atores. A partir de aulas teóricas, práticas e reflexivas, os diretores serão capacitados a lidar de forma eficaz e criativa com os desafios inerentes à direção de atores no set de filmagem.
Com mais de 40 anos dedicados à arte da cena, Luiz Mario Vicente atua como preparador de elenco, diretor de cena e professor de atuação, com sólida trajetória no teatro, cinema, TV e streaming. Já trabalhou em mais de 65 produções audiovisuais, como Sintonia, Que Horas Ela Volta?, Bingo, Turma da Mônica. É um dos preparadores mais requisitados do Brasil.
Local: MISS – Museu da Imagem e do Som de Santos (Avenida Senador Pinheiro Machado, 48 – Vila Mathias)
Data: de 07/05 a 30/07, às quartas-feiras, das 19h às 22h
Público Alvo: Interessados em geral acima de 18 anos
Número de vagas: 25 vagas
Seleção: Primeiros inscritos até o preenchimento total das vagas
Sinopse: Neste curso vamos criar histórias através da cor, forma, objetos e muito mais, vamos entender que direção de arte é muito mais do que criar ambientes ou figurinos, é uma linguagem narrativa visual que pode transformar a experiência do espectador. Vamos explorar como a direção de arte não apenas complementa, mas muitas vezes conduz a narrativa. Com uma abordagem diferenciada, a proposta parte da premissa de que as escolhas estéticas, desde cores e texturas até a escolha de objetos e cenários, têm o poder de criar histórias e influenciar a compreensão do público. Vamos ver também como aplicar estes conceitos na divulgação do produto audiovisual criado.
Márcia Okida. Natural de Santos/SP. É Designer Gráfico, pesquisadora da linguagem das cores, dedica-se a fomentar a arte e cultura local, principalmente o Design Gráfico e a produção Audiovisual na região. Possui formação também em Curadoria e Arte Contemporânea. Professora universitária por 26 anos, idealizou, criou e implantou o curso de Graduação em Produção Multimídia.
Local: Cinemateca de Santos (Rua: Xavier Pinheiro, 42 – Campo Grande)
Data: de 06/05 a 10/07, às terças-feiras, das 19h às 22h
Público Alvo: Interessados em geral acima de 18 anos
Número de Vagas: 25
Seleção: Primeiros inscritos até o preenchimento total das vagas
Sinopse: O curso Formatação de Projetos Audiovisuais possui o objetivo de apresentar aos alunos o edital de um concurso de curtas-metragens, fazendo-os reconhecer os vários itens que compõem esse edital, necessários para a criação de um projeto audiovisual. A turma realizará vários exercícios práticos, com o intuito de elaborar cada um desses itens.
Dario Félix é graduado em Rádio e TV e mestre em Artes da Cena. É professor do Centro Universitário São Judas Tadeu – Campus Unimonte, onde dá aulas para os cursos de Comunicação e Design. Esta é a quinta vez que ministra o curso Formatação de Projetos Audiovisuais, dentro do projeto Fábrica Audiovisual, oferecido pela Secretaria de Cultura de Santos.
Local: Hemeroteca de Santos (Av. Pinheiro Machado, 48 – Vila Mathias)
Data: de 08/05 a 31/07, às quintas-feiras, das 19h às 22h
Público Alvo: Interessados em geral acima de 18 anos
Número de vagas: 20
Seleção: Primeiros inscritos até o preenchimento total das vagas
Sinopse: A oficina de roteiro para cinema e telenovela propõe um estudo comparativo entre estes gêneros audiovisuais, com o intuito de levar seus participantes à elaboração de um roteiro de obra audiovisual inspirado nestes formatos.
Com participações como ator em séries como Aruanas e Segunda Chamada, Bruno Fracchia é pesquisador do Centro de Estudos de Telenovela da USP e um dos criadores da telenovela Fina Estampa.
Local: MISS – Museu da Imagem e do Som de Santos (Av. Pinheiro Machado, 48 – Vila
Mathias)
Data: de 08/05 a 31/07, às quintas-feiras, das 19h às 22h
Público Alvo: Interessados em geral acima de 18 anos
Número de vagas: 30
Seleção: Primeiros inscritos até o preenchimento total das vagas
Sinopse: O Curso Básico de Cinema abordará todas as etapas de uma produção
cinematográfica de forma teórico/prática como: Roteiro, Produção, Conceitos Estéticos e Linguagem, Direção, Fotografia, Som, Montagem, Pós-Produção e Exibições.
Iasmin Alvarez é sound designer, editora, legendista e tradutora. Também é criadora e diretora do Mostra das MINAS – Festival de Cinema de Mulheres, da oficina intensiva Guerrilha DOC e do festival de artes sombrias Monstruosa.
Local: Teatro Rosinha Mastrângelo (Av. Pinheiro Machado, 48 – Vila Mathias)
Data: de 07/05 a 30/07, às quartas-feiras, das 14h às 16h30
Público Alvo: Interessados em geral acima de 16 anos
Número de Vagas: 30
Seleção: Primeiros inscritos até o preenchimento das vagas
Sinopse: A oficina tem como objetivo proporcionar uma experiência enriquecedora no desenvolvimento de habilidades essenciais para atuação em produções audiovisuais. Ao longo das atividades, os participantes irão explorar técnicas de interpretação específicas para o audiovisual, compreendendo como elementos como ângulos de câmera, iluminação e som impactam a performance do ator. Serão oferecidas práticas de cena, tanto individuais quanto em duplas, em um ambiente colaborativo e seguro, promovendo o aprimoramento das habilidades dos participantes. Além disso, a oficina inclui momentos de feedback construtivo, com o intuito de ajudar os participantes a evoluírem tanto em suas performances quanto na análise crítica do trabalho de seus colegas. Ao final, esperamos que todos se sintam mais confiantes e capacitados para enfrentar os desafios da atuação frente às câmeras.
Laura Lavorato é atriz, performer, preparadora de elenco e produtora audiovisual, com registro profissional. Formada pela Escola de Teatro Ewerton de Castro, em São Paulo, ela se especializou em Arte em Educação. Atualmente, é docente de Teatro no Departamento de Formação Cultural da Secretaria Municipal de Santos, SP.