Texto porFlávia Saad
Santos (SP)

Pimentaria, um site pra lá de caliente

Vamos começar com um fato: o Instituto Juicy Santos de Pesquisas aponta que apenas o sexo ganha dos vídeos de gatinhos no quesito popularidade na internet.

Desde que o mundo digital é mundo, as pessoas buscam pelo assunto e há quem acredite que justamente essa abundância de conteúdo faz com a galera se dessensibilize para a pornografia, por exemplo.

Por outro lado, graças ao trabalho de gente como a santista Nathalia Ziemkiewicz, mulheres e homens de todas as faixas etárias hoje estão cada vez mais bem informados e antenados em relação às questões que envolvem a sexualidade.

Em 2013, Nathalia trocou a redação da Istoé pelo empreendedorismo no site Pimentaria.

Conheci a sua história em uma matéria do Projeto Draft com o maravilhoso título de Obrigada pela oportunidade, mas estou me demitindo pra empreender no ramo do sexo. O que eu não sabia era que Nathalia tinha um pé na praia. Descobri quando ela foi indicada várias vezes por leitores nos comentários da nossa matéria de 10 minas de Santos que nasceram pra te inspirar.

www.juicysantos.com.br - pimentaria site sobre sexo

Assim, o Juicy Santos resolveu trocar uma ideia com a jovem jornalista que está ajudando a ampliar os debates sobre a sexualidade nos dias de hoje por meio da tecnologia.

Sexo nas horas vagas

Filha de uma psicóloga e um engenheiro, Nathalia fez faculdade de Jornalismo na Universidade Metodista de São Paulo.

Na revista Época, trabalhou na editoria de Comportamento, escrevendo matérias sobre amor, sexo e relacionamentos. A naturalidade em abordar esses assuntos ela herdou da mãe, que trabalhou há mais de 20 anos em um serviço de testagem para DSTs em Cubatão.

“Cresci enxergando sexo como questão de saúde pública. Aprendi em casa como colocar uma camisinha. Contei para os meus pais quando perdi a virgindade (ãhã, para ele também). E porque o tema era tratado com naturalidade por lá, não como pecado ou baixaria, escrevo e falo dele da mesma forma”, contou para o Projeto Draft.

Nath assumiu o blog sobre sexo da publicação, e o assunto que já curtia – e no qual estava ficando cada vez mais craque – virou sua joie de vivre. Sua caixa de e-mail vivia cheia de comentários e perguntas sobre sexo.

Depois de 7 anos nas publicações impressas, a jornalista se reinventou com o Pimentaria, que atualmente funciona como uma marca especializada em sexualidade para ações online e offline. Já deu palestras e consultorias em empresas como a Bayer e tem um programa semanal sobre o assunto no Yahoo.

www.juicysantos.com.br - pimentaria

Para embasar ainda mais seu conteúdo, buscou especialização em uma pós de 2 anos em Educação Sexual na Unisal (SP).

O grande segredo do Pimentaria, na verdade, está na abordagem que equilibra o carisma e a credibilidade de Nathalia.

“A linguagem é informal, mas com muito conteúdo. Muita gente diz ‘mas você não tem cara de sexóloga! ou ‘como assim você fala de sexo e é casada?’. Parte do meu trabalho é justamente derrubar esse estereótipo que existe em torno da mulher que fala sobre sexo”, explicou em entrevista ao Juicy Santos.

Ver os vídeos e ler os textos do Pimentaria realmente passam essa sensação de estar conversando com uma amiga de longa data. Não é de se espantar que as mulheres entre 25 e 35 anos façam parte da audiência principal dos canais do site.

Elas também representam um nicho muito legal em que Nathalia agora está presente: chás de lingerie entre amigas antes do casamento, com dicas sobre como ~apimentar~ os momentos a dois.

Em tempos de Tindr, Grindr, Happn, Whatsapp e afins, os relacionamentos sexuais estão cada vez mais diferentes, efervescentes e efêmeros – em qualquer dos gêneros. Mesmo depois do contatinho, o tópico segue marginalizado. Basta ver o quanto de comentários negativos o Juicy Santos recebeu com a estreia da seção Sexo no mês de março.

Junto com Nathalia e outros canais incríveis internet afora, queremos que todo mundo transe de forma segura e bem-resolvida!