Texto porVictória Silva
Jornalista, Santos

5 maneiras de se aproximar da política em Santos

Nós acabamos de sair de um período eleitoral e, por isso, muita gente não quer nem ouvir falar em política. Acontece que a única forma de fazer diferença e realmente ser engajado politicamente, é se aproximando do tema sempre e não apenas em época de eleições. Pois é, nem só de memes e brigas se faz um cidadão que se importa com política.

Em outras palavras: é necessário fazer todas as tretas, os amigos excluídos e brigas em família valerem de algo. E a única forma disso acontecer é entendendo que política se faz todos os dias – no prédio, na rua, na cidade. Pode parecer chato ou pouco motivador, mas nós só trabalhamos com boas notícias e aqui ela é: vai ser mais fácil do que parece. Isso porque existem diversas maneiras de se aproximar da política em Santos.

Não sabe quais são? Nós listamos algumas delas para te ajudar. É só encontrar a que você se identifica mais e fazer acontecer!

Maneiras de se aproximar da política em Santos

www.juicysantos.com.br - Maneiras de se aproximar da política em SantosImagem: Melany Rochester para Unsplash

1. Audiências públicas

As audiências públicas são garantidas na Constituição Federal de 1988. Em resumo, trata-se da oportunidade de debater assuntos específicos com os vereadores da cidade. As audiências são solicitadas pelos próprios vereadores ou pelas comissões que fazem parte da câmara. Todas as datas são divulgadas no site e para participar é só comparecer no horário indicado. Também dá para assistir online, através da TV Câmara.

Procure aquelas que casam com os seus interesses e participe, pra fazer sua voz ser ouvida.

2. Tribuna Cidadã

A iniciativa existe na Câmara Municipal de Santos desde 2011 e permite que os munícipes sejam ouvidos durante as sessões do poder legislativo. O tempo de fala é de 5 minutos. E, a cada sessão, podem falar 2 cidadãos. Mas, atenção: isso acontece exclusivamente às segundas-feiras, nas sessões ordinárias das 18 horas. A orientação é para os interessados se inscreverem no próprio local, até às 17 horas.

3. Diretórios Partidários

Se acaso você tem um posicionamento político mais firme, pode se filiar a um partido. Com isso você irá, por exemplo, participar de discussões políticas referentes à cidade e também ao estado e país. Além de entender melhor como a política funciona por dentro e dar a sua opinião sobre assuntos diversos.

Outra possibilidade: candidatar-se a um cargo eletivo na sua cidade pelo partido definido.

4. Fique de olho no portal da transparência

Não quer tanto envolvimento? Então que tal dar uma conferida no Portal da Transparência de tempos em tempos? Lá você encontra todos os gastos da cidade. E, com isso, consegue ter noção se os orçamentos condizem com o serviço. Sempre que houver algo estranho busque informação com a auditoria da cidade, divulgue nas suas redes sociais e até junto a veículos de comunicação.

5. Mova-se

Essa é a mais simples: mova-se e faça acontecer. Como assim, Juicy? Vamos a um exemplo: a melhor maneira de ter ruas mais limpas é não sujar, então coloque seu lixo na lixeira e se não tiver uma por perto, leve com você até a mais próxima. Evite jogar bituca de cigarro no chão (elas são mais poluentes do que os canudinhos) e tente solucionar os problemas que estiverem ao seu alcance.

Só para ilustrar o que estamos querendo dizer, atualmente em Santos o Projeto Clio trabalha na limpeza dos monumentos da cidade – todas as atividades são realizadas pelos voluntários da Organização Internacional Nova Acrópole, que são acompanhados por profissionais da Secult.

Câmara Jovem e visitas à Câmara Municipal de Santos

Além disso tudo, se você tem uma criança em casa, ela pode participar da Câmara Jovem. Em resumo, o projeto tem o objetivo de ajudar a construir a cidadania nos estudantes dos ensinos Fundamental e Médio. Então, para isso, aproxima a rotina legislativa da educação através do contato direto dos alunos com a política da cidade pelo período de um ano.

Também voltado para os jovens, o Visite a Câmara de Santos oferece visitas monitoradas que envolvem política, educação e cidadania. Através dele, os estudantes são recepcionados por um dos vereadores, que explica a função dos parlamentares na cidade, seus direitos e deveres, os tipos de trabalhos realizados, além de tirar dúvidas que os estudantes trazem.