Texto porMauricio Matias

Mobilidade urbana em Santos

Pouco é falado de mobilidade urbana do modo correto. Na maioria das vezes quando esse assunto é pauta de políticos – é para que haja mais vias para os carros, mas dificilmente para o transporte público ou para as bicicletas.

Aproveitando o momento eleitoral onde os políticos vomitam propostas e ideias para conseguir sua “cadeira nas nuvens” – acredito que a classe política deveria estar pensando um pouco mais na mobilidade focada nas pessoas, na não tão falada “apropriação dos espaços públicos pelas pessoas”.

Logo abaixo segue um vídeo da referência Renata Falzoni, mulher de 57 anos que dedica boa parte deles a conscientização sobre a utilização do espaço urbano. O vídeo foi gravado quando Renata recebeu uma homenagem na Assembleia Legislativa de São Paulo, espaço que ela utilizou para dar uma boa mensagem aos deputados ali presentes. No final do vídeo ela dá uma ótima dica aos políticos que querem votos – se eu fosse candidato (ou se já estivesse eleito) não perderia.

[3MelBI1hMkw]

No momento oportuno onde os políticos prometem tudo, também poderiam incluir em seu plano de governo algum planejamento urbano mais sustentável. Para exemplificar mais vídeos (duas partes) do programa da Renata gravados em Grenóble (França), que mostram uma cidade pensada para a mobilidade, que tem praticamente a mesma população de Santos e com diversas universidades.

Vale muito a pena assistir (também por que a cidade fica na rota de Napoleão).

Parte um:

[iddA1hog_qI]

Parte dois:

[46fH5fjFPdw]

Para ler mais sobre o tema está nas bancas uma ótima edição especial da Revista Vida Simples, que  fala exclusivamente sobre bicicletas e seu uso como diversão, transporte e saúde. A capa da edição a que me refiro:

E você? Qual sua opinião sobre o assunto?