Texto porLuiz Gomes Otero

Prince em 7 momentos geniais

No último dia 21 de abril, a morte repentina de Prince Rogers Nelson, ou simplesmente Prince, deixou todos surpresos.

Até mesmo quem não o conhecia passou a ter curiosidade de buscar informações sobre o aclamado gênio da música pop dos anos 80.

Claro que houve uma certa dificuldade, pois a obra de Prince é um pouco complexa e em muitas ocasiões até fugia muito dos padrões convencionais – fato que comprova que ele estava mesmo a frente de seu tempo.

Era um multi instrumentista e produtor musical de mão cheia.

Vamos aqui listar apenas sete momentos em que a sua genialidade foi catalisada para uma receita pop infalível de sucesso.

www.juicysantos.com.br - prince morto em 2016

Little Red Corvette – Canção do início dos anos 80, com um refrão irresistível e arrasador. Até Branco Mello, dos Titãs, se mostrou um fã desse hit. Ele contou que costumava escutar a canção com a veterana cantora Elza Soares. E é bem capaz de isso ser verdade mesmo.

1999 – Esta aqui foi a primeira canção que eu ouvi do Prince. Lembro que uma parte do instrumental era prefixo de um programa do Kid Vinil na TV. O teclado e a guitarra desse arranjo são hipnóticos, de conquistam logo na primeira audição

When Doves Cry – Esta é da trilha do filme Purple Rain. E desde então, é a minha preferida. Parece que tem sua marca registrada, com arranjos extremamente geniais e uma guitarra impecável no solo. Dig If You Will The Picture.

Raspberry Beret – Outro momento inspirado de Prince com o pop, lançada logo depois do sucesso do filme Purple Rain. Uma canção com começo, meio e fim. E um refrão que gruda nos ouvidos logo na primeira audição. Simplesmente sensacional.

Kiss – Até o veterano Tom Jones se rendeu a essa genial criação de Prince. Uma canção de mescla elementos de soul com uma batida irresistível de bateria e uma guitarra com um riff envolvente. Grande momento do gênio.

Sign O´The Times – Canção menos conhecida e que nem por isso deixa de ser genial. Foi faixa título de um de seus mais elogiados trabalhos. Até o Steven Wilson, da banda Porcupine Tree, já tocou essa canção em shows.

Purple Rain – Dispensa apresentações. É a sua marca registrada. Uma balada certeira no coração dos fãs e do público em geral. Seu solo de guitarra é um dos mais perfeitos já executados. Impecável.