Texto porLuiz Gomes Otero
TAGs

Led Zeppelin e os tesouros da BBC

A emissora BBC de Londres conta com um vasto material sonoro que ajuda a contar a história do rock.

Isso porque grandes nomes da música se apresentaram nos estúdios da emissora em várias épocas, seja para conceder entrevistas, seja para tocar ao vivo suas canções.

Esse foi o caso do Led Zeppelin, que teve relançado o CD triplo BBC Sessions.  O trabalho conta com um valioso material fonográfico que ilustra parte de sua trajetória nos anos 60/70. Além disso, todas as canções são da formação original do grupo: Robert Plant (vocal), Jimmy Page (guitarra), John Paul Jones (baixo) e John Bonhan (bateria)

led2

O disco reúne músicas concentradas nos quatro primeiros álbuns da banda.

Da primeira fase estão Communication Breakdown, Dazed And Confused e You Shook Me, entre outras pérolas que eles tocavam no início de carreira, ainda no final dos anos 60. O segundo disco avança um pouco no tempo até chegar nas canções Immigrant Song, Heartbreaker e Black Dog (estas duas últimas com riffs de guitarra mais do que conhecidos por quem curte o autêntico rock´n roll).

Há momentos de pura inspiração como a versão antológica de Going To California (do álbum Led Zeppelin IV) e a versão do blues arrasa-quarteirão de Since I’ve Been Loving You.

led1Fazem parte do disco ainda: versões ótimas de Whole Lotta Love e do hit supremo Stairway To Heaven.

Para os fãs de carteirinha da banda, um presente: canções que não foram incluídas nos álbuns de estúdio, como What Is And What Should Never Be e Sunshine Woman, ambas muito legais, que acabaram trazendo um molho interessante para esse relançamento.

Cá entre nós: falar sobre o Led Zeppelin e sua influência para o rock é o mesmo que chover no molhado.

O melhor que você tem a fazer é tentar escutar esse álbum para começar a entender a dimensão de sua importância para a cultura pop atual.

Comece por essas: