Texto porLudmilla Rossi
Santos

Livro: Brutus, ou da Perfeição Oratória

Acontece em 9 de novembro, sábado, 18 horas, o lançamento do tratado de retórica intitulado “Brutus, ou da Perfeição Oratória”, do filósofo e orador romano Marco Túlio Cícero (106 a.C.– 43 a.C.) (Edições Nova Acrópole, 412 páginas, R$ 48, edição bilíngue latim-português, obra inédita no idioma). O livro expõe o panorama da oratória e de seu papel entre os antigos gregos e romanos; versa ainda sobre a eloquência em Roma.

O tradutor é o Professor José Rodrigues Seabra Filho, livre-docente do Depto. de Letras Clássicas e Vernáculas da USP (FFLCH – USP), que dará autógrafos à obra, e nesta mesma noite ministrará a palestra:

“CÍCERO E A LINGUAGEM DA FILOSOFIA”

Temas abordados na palestra: Retórica e pensamento: o “momento da não-filosofia” e o “momento da filosofia” na Grécia antiga; a passagem do concreto ao abstrato; a transposição cultural da Grécia para Roma. Tradição latina: tratados de Cícero; herança grega nos temas, na forma, no vocabulário. Expressão ciceroniana do pensamento lógico: a verbalização adequada; a redação ideal do texto escrito, do discurso falado, da linguagem filosófica. O grego clássico, o latim, e o idioma próprio da filosofia. Necessidade de “pensar gramática” antes de “pensar filosofia”. Adaptação de termos gregos: o trabalho de Cícero como expoente máximo da retórica e do gênero filosófico na literatura latina.

Local:
NOVA ACRÓPOLE – Escola de Filosofia à Maneira Clássica

Avenida Siqueira Campos (canal 4), 324 – Santos, SP.
(13) 9657-1995 / (13) 9657-2394 / [email protected]

www.nova-acropole.org.br | www.edicoesna.com.br

Entrada franca. Recomendamos inscrição antecipada.

brutus-filosofia