Texto porLuiz Fernando Almeida

Saia do Armário!

Uma pesquisa realizada pelo IBOPE com 2363 internautas mostra muitos dados que deixam claro que a maioria dos gays e lésbicas tem medo de sair do armário por conta da rejeição familiar ou no ambiente de trabalho.

Entre todos os entrevistados que se assumiram gays na pesquisa: 31% disseram que não assumem para a família, enquanto outros 33% não assumem diante de colegas de trabalho. Em detalhes: Boa parte dos gays não sai do armário em pelo menos um ambiente social, com medo da rejeição que podem sofrer.

saia do armário!

A pesquisa mostra que 57% têm medo de assumir para a família e 32% medo de sair do armário no trabalho.

Quanto mais jovem, mais fácil de assumir a sexualidade, pelo menos é isso que mostra a pesquisa porque dentre os que saíram do armário 15% têm até 29 anos, 10% têm de 30 a 49 anos e 5% têm mais de 50.

A concentração por  região do país é parecida no Sul (10%) Sudeste (13%)  Centro Oeste (14%), Nordeste (13%). E bem menor no Norte (2%).

Entendo o lado de cada um e sair do armário é complicado em muitos casos, mas ainda acredito que assumir-se gay é um ato acima de tudo político! Se esconder não ajuda a mudar em nada a forma como as pessoas veem o universo gay.

Eu sou de uma geração que não tinha o hábito de contar para as pessoas a respeito de sua sexualidade. Nós sempre dizíamos que não havia nada a ser dito e que as pessoas são não percebiam porque era mais cômodo. Mas havia também uma postura cômoda de nossa parte e obviamente, muito medo.

Eu assumi minha sexualidade com quase 18 anos de idade em função de minha educação cristã que me reprimia e também lidava com o medo da rejeição naquela época. No começo não foi nada fácil, minha família e parentes, não aceitavam, mas acho que hoje em dia, tudo ficou mais tranquilo embora eu tenha absoluta certeza de que eles não aceitem ainda, mas passaram a me respeitar e isso é o mais importante. Eu não posso obrigar ninguém a gostar de nada não é mesmo? Mas é um dever das pessoas, respeitar as diferenças e aprender a conviver com elas.

saia do armário!

Hoje tudo está mais fácil. Vejo adolescentes assumindo sua sexualidade publicamente, namorando em casa, passeando de mãos dadas, trocando carícias em público e levando a vida de forma natural, como deve ser. Obviamente, sabemos que apenas uma parcela pequena da população tem esse privilégio, mas creio que cada vez mais, as coisas estão caminhando para que a sociedade passe a agir com naturalidade a respeito destas questões.

A Baixada Santista vem aprendendo a lidar com esse assunto. Na década de 90, éramos apontados nas ruas pela forma como nos vestíamos ou simplesmente pelo fato de sermos gays assumidos. Como eu e minha turma que tivemos que correr para não apanhar na rua. Hoje, nós sequer sabemos diferenciar na rua um gay e um hétero. Eles usam as mesmas roupas, frequentam os mesmos clubs e festas e dessa forma vamos vivendo. Cidades como São Vicente e Cubatão estão de parabéns e são exemplos de cidades simpatizantes. Santos, ainda caminha pra isso aos poucos, mas chegaremos lá.

Quanto mais pessoas assumidas mostrando que vivem com dignidade e caráter, mais fácil a sociedade assimilará que somos todos iguais e o que difere o universo gay é que nos relacionamos com pessoas do mesmo sexo.

saia do armário!

Somos cidadãos como quaisquer outros, trabalhamos, pagamos contas e impostas, namoramos, somos bons [ou maus] profissionais e nossa sexualidade não interfere no profissionalismo. O medo maior nesses casos é de ter a carreira afetada pelo preconceito.

As pessoas só tendem a esconder aquilo que é errado, como uma criança quando quebra aquele vaso com valor sentimental da mãe. Ela mente e diz que não foi ela. Por que temos que esconder nossa sexualidade se ser gay, lésbica, bissexual ou transgênero é tão natural quanto ser hétero?

universo gay precisa rever seus conceitos sobre si mesmo, entender que a homossexualidade é tão normal quanto qualquer outra forma de amar.

Esse mês aconteceu um fato muito bacana que respingou na mídia.

Um pai, que ouviu seu filho no telefone discutindo suas intenções de revelar sua sexualidade, aliviou as preocupações do rapaz escrevendo uma nota de apoio, que se tornou um viral, e que tem sido apontada como um belo exemplo de amor paternal.

Na carta, rabiscada num pedaço de papel, o pai de Nate diz que ele já sabia há muito tempo que o filho era gay, e que tudo o que importava era ele continuar comprando o suco de laranja e pão ao sair da escola.

A carta, postada no Facebook pela organização de direitos iguais, FCKH8, foi rapidamente compartilhada por milhares de pessoas.

Nate,

Eu escutei sua conversa com Mike pelo telefone, ontem à noite, sobre seus planos de sair do armário para mim. A única coisa que você precisa planejar é trazer o suco de laranja e o pão para casa, depois da aula. 

Nós estamos acertados agora. 

Eu sei que você é gay, desde que você tinha seis anos e eu te amo desde que você nasceu. 

Ass.: Papai. 

“PS: Sua mãe e eu achamos que você e Mike fazem um belo casal.” 

A FCKH8 que, originalmente publicou a carta, divulgou uma breve declaração: “Esperamos que esse seja um bom exemplo para os pais amarem seus filhos da maneira como eles nasceram. O fato da carta ter sido compartilhada por muitos, infelizmente, significa que esse tipo de aceitação é ainda muito rara e profundamente ansiado por pessoas LGBT’s, tão acostumadas a serem rejeitadas pelas suas famílias.”

O pai foi condecorado com o prêmio “Melhor Pais de Todos” pela revista gay Atitude, que postou uma foto da carta em sua página no Twitter. Nos comentários da foto, no Facebook, os internautas também parabenizaram o pai pela conduta.

Fica ai um exemplo pra sociedade aprender a lidar com isso de forma natural e para que os gays não sintam vergonha de ser quem realmente são. Nos nascemos assim, isso não é culpa de ninguém.

saia do armário!

Rapidinhas da Semana:

  • Hoje sexta-feira 29/03 tem show da Preta Gil na Capital Disco.
  • Os ingressos antecipados para a próxima edição da festa MAGIC SPACE  já estão a venda nos pontos autorizados. Saiba mais em: http://magicspaceafesta.com.br
  • Raphael Luiz, produtor da nova geração comemora seu aniversario no dia 07/04 na The Club Litoral.
  • David Marques avisa que este ano acontecerá o concurso MISS SANTOS GAY organizado há anos por ele. Provavelmente, esta edição fique mais para o fim do ano.
  • Renata Carvalho volta em temporada com seu espetáculo “ Dentro de mim mora outra” no sábado 13/04 na Vila do Teatro em Santos. Imperdivel!
  • O Bar do Espaço Teatro Aberto esta sob nova direção. As meninas Paula D’Albuquerque e Pri Calazans estão à frente do espaço junto com seu grupo Oficina do Imaginario. A partir de Abril, nova programação e novo cardápio para o público.