Flávia Saad
Texto porFlávia Saad
37 anos - Santos (SP)

Vem aí a primeira edição da Parada LGBT em Santos

  • 601
    Shares

O dia 30 de setembro promete ser histórico em terras santistas. Pela primeira vez, teremos Parada LGBT em Santos, conforme já anunciamos aqui no Juicy Santos em abril.

Poucos detalhes haviam sido divulgados na ocasião. Sabia-se apenas que a parada iria acontecer, de fato. Mas essa matéria já deu pra gene motivos pra comemorar a conquista. Isso porque ela vai sair graças à mobilização de um grupo grande de pessoas, órgãos e empresas que se reuniram pra tirar a ideia do papel.

O que sabemos sobre a estreia da Parada LGBT em Santos

De lá pra cá, ainda bem, várias novidades rolaram.

A data foi confirmada, assim como o local. A programação já está sendo montada e várias entidades já confirmaram apoio total à primeira Parada LGBT em Santos.

Para celebrar o orgulho e a cultura da comunidade LGBT da cidade, escolheu-se o Centro Histórico. Ou seja, um local bem simbólico de lutas e rompimento de paradigmas.

A ideia é atrair a atenção da comunidade santista para o combate contra o preconceito de identidade de gênero e orientação sexual, além de promover a visibilidade da população LGBT, suas pautas e demandas. Além disso, estamos falando de uma grande festa cultural, como já acontece nas maiores cidades do Brasil e do mundo!

www.juicysantos.com.br - parada lgbt em santos

10 horas de festa e ativismo

No dia 30 de setembro, um domingo antes das eleições, o Centro terá apresentação de artistas, DJs, performances, dança, teatro, artes plásticas e visuais, literatura, fotografia, feira LGBT, debates, oficinas de drag, maquiagem, vogueing e muito mais. A ideia é de integração entre todas as artes prestigiando artistas locais, ou seja, “o glitter da casa”.

É bem interessante notar que, embora São Vicente aqui na região já tenha feito paradas LGBT de menor porte, nunca houve algo assim centralizado na maior cidade da região.

“A programação terá cerca de 10 horas de atividade ininterrupta, com opções pra toda a família e já estamos garantindo a segurança e a estrutura do evento. Começamos de manhã e vamos até de noite”, comenta Junior Brassalotti, artista, ativista e membro do grupo que está organizando a parada. 

E, como não só de festa se vive, vão rolar atividades educativas sobre saúde, política e legislação.

Vamos antecipar uma info quentíssima: Renata Carvalho, atriz trans, está cotada para ser a apresentadora oficial da parada. Ela saiu de Santos e ganhou o mundo com a peça O Evangelho Segundo Jesus Cristo.

Percurso da Parada LGBT em Santos

Começa (previsão) às 10 horas pelas ruas do Centro Histórico de Santos, com concentração no Valongo. Segue pela Av. João Pessoa e encerra-se na Praça dos Andradas com uma grande festa da diversidade cheia de artistas da cena cultural da Baixada Santista.

Já confirmaram apoio à Parada LGBT em Santos a Prefeitura Municipal, as Secretarias de Desenvolvimento Social, Cultura e Turismo, a Comissão da Diversidade, o Conselho de Cultura, o Sesc Santos, a OAB Santos e o Costa da Mata Atlântica Convention & Visitors Bureau, entre outros.

A organização também acionou redes de hotéis e hostels para fazer parcerias de hospedagem para o fim de semana da parada. O Grupo Mendes, por exemplo, já abraçou a ideia.

Vale lembrar que, em São Paulo, a Parada do Orgulho LGBT é o segundo evento do calendário que traz mais dinheiro para a capital paulistana e atrai gente do mundo inteiro.

O Juicy Santos já está contando os dias pra parada em Santos!

A primeira Parada LGBT em Santos

A estreia da Parada LGBT em Santos levou tempo demais pra virar realidade.

Esperamos muito tempo pra ter algo assim por aqui, o que torna essa conquista ainda mais importante!

Então, se você faz parte da comunidade LGBT de Santos ou de qualquer outra cidade da Baixada Santista, não deixe de marcar presença. Deixe o preconceito em casa. Vamos fazer história na primeira de muitas paradas que vão acontecer por aqui.