Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

Central de Libras de Santos: o que é e como funciona?

Clique aqui e confira também nosso tema da semana

  • 41
    Shares

Você está na fila de um fast food e duas pessoas precisam de ajuda. A primeira é estrangeira e segunda, brasileira, mas tem deficiência auditiva. Ambas não conseguem se comunicar com clareza com a pessoa que anota o pedido.

Qual você acha que vai conseguir ajudar?

Quem tem noção básica de inglês, provavelmente, vai se virar e auxiliar o primeiro caso. Afinal, não é comum que pessoas que não convivem com surdos/mudos falam libras, não é? Só que, ao mesmo tempo, os deficientes auditivos precisam se manifestar em relação ao mundo que as cerca tanto quanto qualquer outra pessoa. E é para isso que existe a Central de Libras de Santos.

Você conhece esse serviço?

Central de Libras de Santos

Em resumo, o objetivo da Central de Libras de Santos é promover maior agilidade no atendimento a munícipes com deficiência auditiva. Para que isso aconteça, o máximo de pessoas precisam saber da existência desse serviço!

www.juicysantos.com.br - Central de libras de SantosImagem: Divulgação/Marcelo Martins

Na Central, você pode solicitar um atendimento (via e-mail) e também tirar dúvidas presencialmente, no Centro Público de Emprego (Rua Amador Bueno, 249, Centro), das 9 ao meio-dia e das 14 às 17 horas.

Atendimento via WhatsApp da Central de Libras de Santos

Em 2018, o serviço somou 300 atendimentos realizados. Mas a ideia é expandir esse número e ajudar em situações como aquela do início da matéria. Por isso, desde a última segunda-feira (11 de fevereiro), a população conta com atendimento via WhatsApp.

Já salva o número na sua agenda: (13) 99155-2377.

+ Como você pode ajudar Santos a ficar mais verde

Graças ao novo recurso, o público pode enviar solicitações ou dúvidas por meio do aplicativo e ter uma resposta rápida e individualizada. Para isso, a Central de Libras de Santos conta com a dedicação exclusiva de duas intérpretes. Se acaso for necessário, ligações de vídeo podem ser feitas para viabilizar a comunicação de maneira mais efetiva.

“Nosso trabalho é promover cada vez mais autonomia e independência para essas pessoas”, observa o coordenador de Políticas para a Pessoa com Deficiência do Município, Daniel de Moraes Monteiro.

Para quem quiser fazer um agendamento, o contato continua sendo o e-mail [email protected]. Para maiores informações sobre a Central de Libras de Santos e outros serviços da Condefi, basta ligar para (13) 3202-1911.