A importância da acessibilidade dentro de casa

Clique aqui e confira também nosso tema da semana

  • 39
    Shares

Em pleno século 21, ainda existem muitos locais públicos onde não existe nenhuma ou quase nenhuma acessibilidade para pessoas com deficiência e pessoas com mobilidade reduzida.

Sim, essa é uma questão que ainda precisa de muito avanço e melhoria, mas não podemos nos esquecer de que a acessibilidade também é fundamental dentro dos nossos lares.

www.juicysantos.com.br - A importância da acessibilidade dentro de casa

Quem nunca se deparou com a necessidade de reformar ou adaptar um espaço onde vive uma pessoa idosa? Talvez a sua avó, seus pais? Ou até mesmo experimentou ficar uma semana com o pé engessado para perceber que a nossa casa nem sempre está preparada para nos oferecer total liberdade e autonomia?

A arquitetura acessível permite a inclusão de todos os moradores, independente das limitações de cada um, até nas pequenas e mais simples tarefas do dia a dia. Acessibilidade é autonomia.

É importante ressaltar que para qualquer tipo de intervenção de reforma e, principalmente, para adaptações de acessibilidade, é essencial contar com o auxílio de um profissional para garantir a segurança dos moradores e também para que o espaço atenda a todas as necessidades. Além disso, ele irá unir a estética à acessibilidade, criando um espaço funcional, seguro, agradável e lindo!

Não é possível falar de todos os quesitos da acessibilidade aqui, mas reuni alguns dos itens mais importantes.

Vamos lá?

Os detalhes mais importantes da acessibilidade nos imóveis

1. Circulação

Os espaços para passagem e circulação são de extrema importância. Eles devem ser amplos, confortáveis e principalmente seguros para ir e vir.

Por isso, procure posicionar os móveis mais nas extremidades do ambiente. Não se devem ter desníveis, degraus ou obstáculos pelo caminho.

Para um cadeirante fazer uma rotação de 90°, por exemplo, precisa de um local livre de 1,20m de diâmetro. Já para rotações de 360°, essa medida já muda para, no mínimo, 1,50m de diâmetro. Para a circulação entre os móveis, considere o mínimo de 80cm. Todas essas medidas e mais informações sobre regras de acessibilidade estão na norma ABNT NBR 9050.

www.juicysantos.com.br - A importância da acessibilidade dentro de casa

2. Pisos e revestimentos

Evite modelos que apresentem risco de escorregões, principalmente nas áreas molhadas.

Por isso, opte por pisos antiderrapantes em todos os ambientes. Uma boa ideia para auxiliar os portadores de deficiência visual é utilizar diferentes revestimentos nas paredes para diferenciar um ambiente do outro. Mas tome cuidado para que esses revestimentos não sejam porosos e possam machucar.

O uso de tapetes também não é recomendado por conta do risco de quedas.

Caso o morador queira utilizar, procure prendê-los no chão com fita adesiva. Existem alguns modelos à venda no mercado.

3. Barras de apoio

As barras são ótimas aliadas na segurança dos moradores.

Elas são fundamentais nos banheiros (dentro e fora do Box), mas também podem ser utilizadas por toda a casa, nos corredores, quartos, cozinhas ou em qualquer outra local necessário para facilitar a locomoção.

Para a instalação das barras de apoio para acessibilidade, existem medidas definidas pela norma ABNT e é importante segui-las.

www.juicysantos.com.br - A importância da acessibilidade dentro de casa

4. Iluminação e tecnologia

Um espaço bem iluminado é essencial para facilitar a visualização e evitar acidentes. Você pode explorar várias fontes de luz: abajures de piso, iluminação de teto, arandelas, etc.

Outra grande aliada da acessibilidade é a automação. Imagina o quanto facilitaria para uma pessoa com dificuldade de locomoção se ela pudesse abrir as persianas por um controle? Ou até mesmo controlar a iluminação, temperatura do ar, televisão, som e muitos outros itens da residência com um só toque no seu próprio celular.

A tecnologia está aí para tirarmos o melhor proveito dela e, nesse caso, ela pode ser uma ótima solução e facilitar ainda mais o dia a dia dos moradores.