Vila Socó, com Coletivo 302
A última parte da trilogia Zanzalá será encenada gratuitamente nas ruas da Vila São José, após o grande sucesso da estreia no Mirada – Festival Iberoamericano de Artes Cênicas.
A peça do Coletivo 302 narra a destruição do antigo bairro Vila Socó, em Cubatão, por um incêndio na madrugada de 24 para 25 de fevereiro de 1984 e suas consequências para a vida daquela comunidade.
Essa foi considerada a principal tragédia industrial do Brasil e um dos maiores incêndios do País até o momento, após o vazamento de aproximadamente 700 mil litros de gasolina de dutos subterrâneos instalados sob o terreno, resultando na morte de dezenas de pessoas e animais,
Mergulhando nas frestas e becos do bairro, o público acompanha um menino em busca de reencontrar a família nos rastros da lama, da cal e do tempo.
Durante todo o processo, foi utilizado o conceito teatral site-specific, em que o grupo utiliza a própria região que será retratada como ponto de partida para a criação dramatúrgica, cenográfica e de outros elementos da obra, em uma encenação itinerante.
Embora a peça seja gratuita, pede-se a doação de um brinquedo para as crianças do bairro.
Datas:
- 21, 22, 28 e 29 de setembro
- 05, 06, 12, 19, 20 e 26 de outubro