Mamáfrica – Ancestralidades Africanas entre Brasil e Cuba

Entre 18 de setembro e 26 de outubro, o Museu do Porto de Santos recebe a exposição Mamáfrica – Ancestralidades Africanas entre Brasil e Cuba. A mostra gratuita reúne arte, música, debates e economia criativa, enquanto destaca as heranças africanas compartilhadas pelos dois países.
A programação valoriza a cultura e, ao mesmo tempo, reforça os laços históricos e comerciais entre Santos e Cuba. Além disso, evidencia o papel dos portos e das comunidades afrodescendentes na construção dessas identidades.
O público poderá conferir obras de 68 artistas, sendo 23 cubanos e 45 brasileiros de dez estados. A curadoria é assinada por Odécio Visintin Rossafa Garcia, Oscar D’Ambrósio, Juliana Candido e Shirlene Pérola Negra. Entre eles, destacam-se o painel “Trabalhadoras e Trabalhadores”, de Dulce Martins, e a obra “Assim foi a vida dos Negros e Negras no Porto”, de Adriano Dicart.
Além das artes visuais, a exposição traz performances do Coletivo LA Santista, rodas de conversa, seminários sobre exportação e sustentabilidade, projeção de filmes e shows. Ainda, a tradicional Festa do Macuco integra a programação, com cortejo da escola de samba X9 Santista e feira afro com 12 bancas de empreendedores locais.
Todas as obras contam com audiodescrição e QR Codes com informações, o que garante acessibilidade e participação de todos os públicos. Assim, a mostra oferece uma oportunidade de conhecer novas vozes da cultura afro-brasileira e valorizar a produção criativa da Baixada Santista.
A exposição já passou por Salvador e São Paulo e, em seguida, seguirá para Brasília e Rio de Janeiro, fortalecendo o intercâmbio cultural entre portos e comunidades diversas.