Estreia dos filmes das Oficinas Querô 2024
Sessão especial exibe quatro curtas – 3 documentários e 1 ficcção – produzidos por 40 jovens das Oficinas Querô em seu 18º ano de atuação.
Mais de 600 pessoas de 16 a 21 anos já passaram pelo Querô. São estudantes e formados em escolas públicas da Baixada Santista capacitados para trabalhar em todas as pontas do audiovisual.
Entre os filmes produzidos no ano, estão os documentários “Menina, Mãe”, “Alma Negra” e “Reencontro Ancestral”, produções da turma de 1º ano, que tratam de diferentes questões sociais como a gravidez na adolescência, movimento feminista negro e cultura indígena. A turma das Oficinas Querô 2º ano também produziu a ficção “Domingo”.
Todos os filmes foram roteirizados, produzidos e gravados pelos próprios jovens, sob orientação da equipe Querô e de aulas e tutoria com profissionais do cinema nacional convidados, entre eles, jovens já capacitados pelo projeto Oficinas Querô, e que atualmente seguem carreira como profissionais do audiovisual.
Após lançados, os curtas vão para o circuito de festivais em todo país e, em seguida, disponibilizados publicamente na plataforma Querô Play.