Emmanuele Baldini e Sinfônica de Santos
A Orquestra Sinfônica Municipal de Santos apresenta o Concerto de Miniaturas para Violino, com um convidado especial: o violinista italiano Emmanuele Baldini como solista.
Baldini é um dos principais nomes do instrumento em atividade no Brasil.
Com regência é do maestro Luís Gustavo Petri, o programa inclui sete obras para violino e orquestra, percorrendo diversos estilos e períodos da música europeia, de Beethoven a Dvořák.
Entre os destaques estão ‘Introdução e Rondo Capriccioso’, de Saint-Saëns, ‘Poème’, de Chausson, e ‘The Lark Ascending’, de Vaughan Williams.
O programa inclui ainda ‘Meditação de Thaïs’, de Massenet, e finaliza com ‘Árias Ciganas (Zigeunerweisen)’, de Sarasate.
Nascido na Itália, Emmanuele Baldini iniciou seus estudos de violino aos sete anos. Ele construiu uma sólida carreira internacional. Baldini atua como solista e participa de importantes orquestras europeias. Desde 2005, mora no Brasil. Atualmente, é spalla da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp). Ele também atua como regente titular da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí. Baldini é fundador do Quarteto de Cordas Osesp e diretor musical da Orquestra Sinfônica de Ñuble, no Chile. Com mais de 40 CDs gravados, o artista recebeu o prêmio de Melhor Instrumentista da APCA em 2017. Em 2021, foi agraciado com a Medalha Tarsila do Amaral.
Os ingressos são gratuitos, distribuídos no dia do espetáculo.