Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

Jogos Regionais do Idoso 2018 em São Vicente

  • 19
    Shares

Se você passar por São Vicente neste final de semana e encontrar vários idosos com porte físico invejável e mais dispostos do que você, não se assuste. Eles estão aqui, vindos de todo o estado de São Paulo, para participar dos Jogos Regionais do Idoso 2018 – o JORI.

No dia de hoje (quarta-feira, 7 de março), desembarcaram na cidade mais de 2.500 atletas paulistas da terceira idade.

Jori para os íntimos, os Jogos Regionais do Idoso estão em sua 22ª edição e são uma iniciativa do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp). O objetivo do conjunto de eventos, que acontece no interior e capital paulista, é envolver a população idosa em atividades esportivas.

JoriImagem: Reprodução

Para isso, a competição tem 14 modalidades:

Bocha
Atletismo (corrida)
Buraco
Coreografia (dança)
Damas
Dominó
Danças de salão
Malha
Truco
Natação
Vôlei adaptado
Tênis de mesa
Tênis
Xadrez

Aqui na Baixada Santista, as competições de todas as modalidades acontecem até domingo (11 de março) em São Vicente. A população de toda a região pode assistir e torcer para as esquipes.

Além de São Vicente, algumas modalidades acontecem em Praia Grande.

Homenagem

Para a solenidade de abertura do evento, 4 atletas mulheres foram convidadas a carregar a tocha do Jori. Como forma de lembrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.

Idalina Terra, de 82 anos, é cadeirante e foi nove vezes campeã regional e estadual de coreografia. Atualmente, se recupera de um AVC, mas será uma das condutoras. Julieta Vidal Viana, de 87 anos, é do atletismo há 10 anos e medalhista na categoria. Diva Bucciarelli tem 88 anos e faz parte da equipe de coreografia e dança de São Vicente. Glória Barreiros Lapa, de 81 anos, participa dos jogos desde o ano de 2010, sendo medalhista em todas as edições.

Além delas, o juramento do atleta será feito por Diva Pereira Fernandes, de 83 anos, jogadora de buraco e que participa do Jori há quase duas décadas.

jogos regionais do idosoImagem: Divulgação/Cesar Morgado

Competição

Os jogos terão equipes de mais de 30 cidades (inclusive, com representantes aqui da Baixada Santista).

Que tal ir torcer pelos atletas e, quem sabe, encontrar algum conhecido por lá? Se liga na lista com os endereços e datas e vai lá.

A lista com a programação está disponível aqui!