Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

Vai correr na praia? Máscara é obrigatória na prática de esportes

  • 2
    Shares

A prática de atividades físicas na orla de Santos está liberada – agora em qualquer horário. 

Desde então, a gente vê um fluxo enorme de pessoas preocupadas com a saúde correndo, caminhando e pedalando. Acontece que, em muitos casos, elas estão preocupadas com a saúde só até certo ponto. Já que não estão usando a máscara.

E a máscara é obrigatória na prática de esportes

Aliás, tem que usar máscara sempre que sair de casa, viu?

A multa em Santos começou com o valor de R$ 100. Mas, agora, a lei é estadual e quem não usar máscara vai sentir a dor no bolso: a penalização passou para R$ 524. Inclusive, se acaso você estiver correndo, caminhando ou andando de bicicleta em Santos e região.

www.juicysantos.com.br - corrida na praia máscara é obrigatória em santos sp

Luzia Moraes trabalha como porteira em Santos e, desde 2018, adquiriu o hábito de correr na praia. Segundo ela, essa foi uma maneira de tornar sua rotina um pouco mais saudável. Já que, no trampo, ela fica sentada boa parte do tempo. Quando soube que podia retomar as atividades, colocou os tênis e a roupa de ginástica na mochila que leva para o trabalho todos os dias.

A máscara? Tira assim que chega na orla.

“Não dá para correr com a máscara no rosto. Ela sufoca muito”, explica.

Ela diz que não sabia que a máscara é obrigatória na prática de esportes e que imaginava que, por estar sozinha, não tinha problema em não usar o item de segurança.

De acordo com especialistas, a sensação que Luzia descreve de fato existe quando praticamos exercícios físicos de máscara. Mas é necessário se adaptar a isso, pois a transmissão de COVID-19 pode acontecer mesmo que você não esteja em um grupo volumoso de pessoas.

Neste sentido, uma dica de ouro é: quando você perceber que a sua máscara está molhada de suor, troque por outra imediatamente. Ou seja, não basta sair de casa de máscara, é essencial ter mais de uma em mãos. Além disso, evite tocar na máscara e no rosto durante a atividade física – assim como nas idas ao mercado ou em qualquer outro momento.

Clique aqui e confira como usar a máscara corretamente. E, se for fazer algum esporte na quarentena ao ar livre, pode ir em qualquer horário, tá? Pois a praia já está liberada para a prática de corrida e caminhada, além do surfe, canoagem individual, stand up paddle e natação (exclusivamente para fins de treinamento) sem restrição de horário.

Só as atividades físicas foram liberadas

Ainda não é permitido ir à praia com fins turísticos e para atividades físicas ou esportivas coletivas. Banhos de mar e a utilização de cadeiras, guardas-sóis, esteiras e barracas também seguem proibidos.