Texto porVictória Silva
Jornalista, 25 anos - Santos

Força criativa: uma volta ao mundo pela criatividade te espera no WCD

Se você já assistiu a Chorão: Marginal Alado sabe que o gênio por trás dos sons do Charlie Brown desenvolveu seu potencial criativo por entre os canais de Santos. Também foi assim com outros grandes nomes de reconhecimento nacional – Pedro Bandeira, Ribeiro Couto e Pagu são alguns grandes exemplos disso.

Mas a real é que poderíamos passar horas listando santistas para lá de criativos.

Só que hoje não vai dar tempo. Afinal, faltam poucos dias para começar o Dia Mundial da Criatividade, ou WCD, para os íntimos. E, por aqui, a empolgação para o maior festival colaborativo de criatividade do mundo está grande.

Ainda não colocou o evento na sua agenda? Então confira detalhes que, sem dúvidas, vão mudar isso!

Celebre sua criatividade no WCD

Para começar, anote na sua agenda: o WCD acontece nos dias 21 e 22 de abril.

Nesta data, 128 cidades em 12 países diferentes celebram a criatividade em uma programação simultânea e que permite muito aprendizado e desenvolvimento de capital humano. Para além das diversas palestras, bate-papos e oficinas, vai rolar a distribuição de mais de 100 mil bolsas de estudo.

Spoiler: para ganhar a sua, é só assistir a pelo menos uma das lives da programação.

“A retomada da confiança pós-pandemia deve servir como um catalisador para uma revolução na aprendizagem que garanta a transição para uma economia digital e de baixo carbono garantindo emprego e renda para todos através da criatividade”, avalia o idealizador e diretor-geral do World Creativity Day, Lucas Foster.

juicysantos.com.br - WCDImagem: Reprodução/Unsplash/Vinicius “amnx” Amano

Toda a programação, claro, acontece online. Em transmissões ao vivo e também vídeos previamente gravados. Em ambos os casos, você encontra o conteúdo no YouTube (clique qui) e também no aplicativo do Dia da Criatividade (disponível para Android e iOS).

O que você não pode perder no WCD

Ainda segundo a explicação de Foster, nesta edição, o tema do WCD é Novo Mundo, Novas Habilidades. Por isso, o foco da programação está nas 10 principais habilidades para o futuro apresentadas pelo Fórum Econômico Mundial. Não sabe quais são? Então se liga na lista:

  • Pensamento analítico e inovação;
  • Solução de problemas complexos;
  • Análise e pensamento crítico;
  • Criatividade, originalidade e iniciativa;
  • Argumentação, solução de problemas e ideação;
  • Aprendizado ativo e estratégias de aprendizagem;
  • Resiliência, tolerância ao stress e flexibilidade;
  • Liderança e influência social;
  • Uso, monitoramento e controle da tecnologia;
  • Design de tecnologia e programação;

Imagem: Reprodução/Unsplash/Steve Johnson

Além disso, o WCD ainda inclui outras três categorias que a organização considera fundamentais: consciência ambiental, interdependência e regeneração, respeito à diversidade, gêneros e relações étnico-raciais, e artes, técnicas e expressão artística.

Com base nessas premissas, nada menos do que 1500 atividades estão programadas. Aqui em Santos, a transmissão acontece lá do Juicyhub, novo endereço da cidade pensado para fomentar a inovação social, o empreendedorismo e a economia criativa.

E Santos é considerada uma cidade criativa da Unesco, sabia?

É do Juicyhub que as lives serão transmitidas. Denise Covas, Leandro Lemella, Lucas Busto, Chico Adelano, Luciene Antunes e Santiago Carballo apresentam lives entre 16 e 21h, além das atividades play com Michele Simões, Mariana Saitta, Ludmilla Rossi, Fábio Michelan, Felipe Novaes e Dani Junco. Você pode conferir a programação santista completa clicando aqui!

Vale lembrar que além das atividades santistas, você também pode assistir o que inspiradores de todas as cidades participantes têm para compartilhar.

Outra surpresa bacana: o cantor norteamericano Donavon Frankenreiter apresenta um show inédito que estreia justamente no Dia Mundial da Criatividade. Pra saber todos os detalhes, siga o WCD no Instagram.

Não perca nada

Já colocou o evento na sua agenda e baixou o aplicativo? Então não esqueça de garantir a sua vaga nas atividades do seu interesse. No site do WCD é possível pesquisar tanto por área de interesse quanto pelas cidades. Para garantir a sua vaga, basta adicionar o seu nome e e-mail no cadastro.

Imagem: Reprodução/Unsplash/LUM3N 

Ao se inscrever, além de garantir sua vaga na atividade, você também assegura uma das mais de 100 mil bolsas de estudo – que podem chegar a 100% de desconto em cursos livres oferecidos pelas escolas parceiras do WCD. Entre elas estão, por exemplo:

  • Singularity University;
  • Doméstika;
  • Descola;
  • ECHOS;
  • Saibalá;
  • Perestroika;
  • The School of Life;
  • YouPix.

Depois das atividades, basta utilizar o código de participação para acessar a plataforma Creative Card e resgatar sua bolsa.

O World Creativity Day Santos 2021 tem o apoio institucional da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo da Prefeitura Municipal de Santos 🙂