Texto porFlávia Saad
39 anos - Santos (SP)

O jazz não pode parar: veja a programação do Santos Jazz Festival 2021

  • 1
    Share

Um dos eventos mais queridos do calendário cultural santista resiste e existe. É com muita alegria que a gente noticia que o Santos Jazz Festival 2021 acontece de 23 a 26 de setembro, em mais uma edição 100% online.

O maior festival musical da Baixada Santista presta homenagem aos grandes ícones da arte. E a gente vai pode assistir tudo no conforto de casa.

Se ainda não dá pra matar as saudades de uma aglomeração nos Arcos do Valongo – a organização do evento acertadamente afirma que “o país ainda não dispõe de condições sanitárias seguras para a realização presencial” -, será possível curtir shows incríveis pela web e reviver essa emoção até que possamos nos encontrar novamente.

Agora, você deve estar se perguntando: o que vai ter no Santos Jazz Festival 2021? Então vamos à programação!

www.juicysantos.com.br - santos jazz festival 2021 Patrícia Diegues fará tributo a Amy Winehouse e Adele no Santos Jazz Festival 2021

Tudo sobre o Santos Jazz Festival 2021 em sua 9ª edição

Como já falamos, o festival rola de 23 a 26 de setembro de 2021 (quinta-feira a domingo), nos canais oficiais do YouTube e do Facebook.

Mais uma vez, o Santos Jazz reverencia os grandes ícones da música, do jazz e suas vertentes em uma agenda super eclética. E que mistura nomes consagrados com artistas promissores, além de prestigiar os talentos da região.

Neste ano, a curadoria aposta na valorização da música instrumental. Além disso, celebra duas efemérides importantes na música. Primeiramente, os 90 anos de João Gilberto. E, ainda, o centenário de Astor Piazolla.

A programação começa com Lupa Santiago Trio exatamente com uma homenagem ao argetino. Piazolla, para quem não conhece, modernizou e popularizou o tango. A partir daí, se tornou um dos grandes artistas da América Latina.

Em seguida, o brasileiro João Gilberto ganha show por Jaques Morelenbaum, com participação de Paula Morelenbaum. O violoncelista, arranjador, maestro, produtor musical e compositor brasileiro tocou por muitos anos com Tom Jobim. Junto com Paula, interpreta repertório de um dos pais da bossa nova, reverenciado por todo o mundo.

www.juicysantos.com.br - santos jazz festival 2021Amaro Freitas

Nicolas Krassik, violinista francês radicado há 20 anos no Brasil, interpretará repertório de Gilberto Gil, com quem já tocou. Outro destaque é um dos maiores destaques do jazz mundial da atualidade, o pianista pernambucano Amaro Freitas.

A baterista Vera Figueiredo e trio também dão o ritmo no palco do Santos Jazz, evidenciando a força das mulheres na música. E, para fechar o festival na pegada instrumental, Marcelo Maccagnan, baixista brasileiro radicado nos EUA, comanda seu quarteto.

Talentos 013

Os artistas locais têm sempre espaço nesse palco. E, nesta edição do Santos Jazz Festival 2021, não seria diferente.

Patrícia Diegues & Banda se apresenta em um show especial em tributo a Amy Winehouse e Adele.

www.juicysantos.com.br - santos jazz festival 2021Garagem Erudita

E, em uma parceria com o movimento hip hop da região, vai rolar show do grupo Garagem Erudita & Arely Moreno. Para dançar muito, tem set com o DJ Mamuth e performance de dança com Cabeça Preo. A apresentação da Cia Cria Criou Artes mistura grafite e danças urbanas.

Formação cultural

Como sempre, o Santos Jazz Festival 2021 oferece 3 oficinas formativas para os apaixonados por música. O legal é que, por serem online, elas poderão ser assistidas de qualquer lugar e sem limite de público. Se liga nos temas:

  • 25 de setembro (sábado), às 19 horas: oficina musical com Nicolas Krassik (violino)
  • 26 de setembro (domingo), às 15 horas: Remuneração no Streaming – Gestão de Carreiras na Música, com Dani Ribas
  • 26 de setembro (domingo), às 16 horas: oficina musical com Vera Figueiredo (bateria)

Para matar as saudades, também está de volta a exposição de pôsteres digitais de jazz dos alunos do curso de Produção Multimídia da Universidade Santa Cecília (Unisanta), com a coordenação da Profa. Márcia Okida, no site oficial do Santos Jazz Festival.

A seguir, a programação geral do Santos Jazz Festival 2021, com dias e horários, para você colocar na sua agenda:

Dia 23 de setembro (quinta-feira)

  • 20 horas: Abertura do Santos Jazz Festival 2021
  • 20h10: Lupa Santiago Trio, com o show 100 anos de Astor Piazzola
  • 21 horas: Jaques & Paula Morelenbaum, “Chega de Saudade”, uma homenagem a João
    Gilberto” (RJ)

Dia 24 de setembro (sexta-feira)

  • 20 horas: Patrícia Diegues & Banda – Especial Amy & Adele
  • 21 horas: Nicolas Krassik interpreta Gilberto Gil

Dia 25 de setembro (sábado)

  • 20 horas: Amaro Freitas Trio (Recife- PE)
  • 21 horas: Garagem Erudita + DJ Mamuth + Performances com Cabeça Preo

Dia 26 de setembro (domingo)

  • 17 horas: Vera Figueiredo Trio (SP)
  • 18 horas: Marcelo Maccagnan Quarteto (EUA)

Não esquece: tudo isso vai rolar nos canais do Santos Jazz Festival no YouTube e no Facebook.

www.juicysantos.com.br - santos jazz festival 2021

A 9ª edição do Santos Jazz Festival conta com a chancela da Lei de Incentivo à Cultura, por meio da Secretaria Especial de Cultura e Ministério do Turismo, com patrocínio da Santos Port Authority (SPA). Tem o apoio cultural do Sesc Santos, Associação dos Artistas e da Prefeitura Municipal de Santos.