Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 25 anos - Santos
TAGs

Jardim Botânico de Santos: tudo que você precisa saber

As tardes no jardim botânico de Santos são um frescor.

São mais de 90 mil metros quadrados de puro verde. Ou seja, um local ótimo para respirar ar puro, sair do ritmo frenético da rotina e entrar em contato com a natureza. Ainda assim, existem muitos santistas que não conhecem essa atração que, para melhorar, é totalmente gratuita.

juicysantos.com.br - Jardim Botânico de Santos

De acordo com estimativas da prefeitura são cerca de 100 mil visitantes por ano no Jardim Botânico de Santos. Para fins de comparação, no Orquidário o número passa de 250 mil e no Aquário são cerca de 600 mil visitas. Sendo que os dois últimos equipamentos são pagos.

Se acaso você faz parte dessa turma que nunca foi ao Jardim Botânico de Santos ou então esteve lá uma vez e nunca mais voltou, essa matéria é especialmente para você.

Bem-vindo ao Jardim Botânico de Santos

Há exatos 25 anos, o Jardim Botânico faz parte da história de Santos e do cotidiano dos moradores do Bom Retiro – bairro da Zona Noroeste de Santos. Mas o que em todo mundo sabe é que essa história é um pouco mais antiga e não começou ali.

Na verdade, o parque começou a ser formado em 1925. Nessa época, o local era o antigo Horto Municipal (quem lembra?), ao lado da Santa Casa de Santos.

Os jardineiros da Prefeitura plantaram as primeiras mudas nesse endereço. E, em 1973, o cultivo passou a ser feito no terreno atual. Em 1994 o local ganhou o título de Jardim Botânico de Santos. Desde então os visitantes, que em maioria são das redondezas, encontram no parque um local com ar puro e contato com a natureza.

juicysantos.com.br - Jardim Botânico de Santos

O Botânico é um dos locais onde é possível fazer observação de pássaros em Santos. E também dá para conhecer mais de 300 espécies vegetais durante o passeio. Tem desde espécies da Amazônia, até plantas típicas de Mata Atlântica, árvores de madeira de lei e 65 espécies de palmeiras.

Só de pensar já dá para sentir o ar mais fresco, né?

O que fazer no Jardim Botânico de Santos

Assim que você entrar no Jardim Botânico em Santos vai encontrar de tudo um pouco. Tem, por exemplo, fotógrafos fazendo cliques de grávidas, casais e bebês; tem crianças andando de bicicleta e brincando no playground; bastante gente correndo (pois são mais de mil metros de alamedas asfaltadas, iluminadas e com marcação a casa 100 metros); e até fazendo piquenique.

juicysantos.com.br - Jardim Botânico de Santos

Aliás: o Jardim Botânico é o único local onde é realmente permitido fazer piquenique em Santos!

Para além disso, a programação do parque tem sempre atividades de educação ambiental tais como, por exemplo:

  • Grupo de vivência em horta ecológica;
  • Grupo de vivência em ervas medicinais;
  • Oficina de compostagem e herbário;
  • E até uma das feitas orgânicas de Santos.

Todas as atividades são gratuitas. Mas é necessário ficar de olho para conseguir uma das disputadas vagas. Vale a pena conferir com frequência o Santos Portal para saber quando novas turmas vão abrir.

juicysantos.com.br - Jardim Botânico de Santos

A lista de atividades continua com os grupos de corrida, tai chi e kickboxing.

Para quem simplesmente quiser se divertir sem compromisso, é só colocar os patinetes, patins ou bicicletas, por exemplo, no porta-malas do carro e dirigir até o Botânico.

Observação de pássaros no Botânico

O Circuito das Aves, criado em 2016, é um trabalho da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) que busca mapear as espécies de pássaros que vivem em Santos. Os profissionais já mapearam mais de 300 passarinhos diferentes por aqui. E, segundo eles, o Jardim Botânico de Santos é o lar de muitos eles.

juicysantos.com.br - Jardim Botânico de Santos

Já foram observadas 87 espécies no parque – que, inclusive, tem uma torre específica para essa atividade! Quem não quiser subir pode se acomodar nos bancos envolta do três lagos. Nessa região ficam aves aquáticas e também vivem tilápias e carpas.

Quem foi Chico Mendes

Apesar de ser conhecido como Jardim Botânico de Santos, o nome correto do parque é Jardim Botânico Chico Mendes. O nome é uma homenagem a um dos maiores símbolos brasileiros da luta pela preservação da floresta Amazônica, Chico Mendes.

Para quem não conhece, o ativista foi assassinado em 1988 a mando de um fazendeiro. A história dele é conta no livro Crime e Castigo, escrito Zuenir Ventura.

Vai lá

Ficou com vontade de conhecer o loca? Então anota ai: o Jardim Botânico Chico Mendes fica na Rua João Fraccaroli, sem número, no Bom Retiro. A entrada é gratuita e o parque funciona todos os dias da semana, sempre das 7 às 18 horas.