Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

Paixão de Cristo de Cubatão tem Sérgio Mamberti no elenco

  • 7
    Shares

Em famílias católicas, a trajetória de Jesus de Cristo é tradicionalmente relembrada durante a Semana Santa. E, por essa razão, vários formatos da Encenação da Paixão de Cristo estão espalhados por cidades de todo o país. Aqui na Baixada Santista, por exemplo, quem quiser relembrar a história daquele que é considerado o homem mais importante do Ocidente, pode ir até Cubatão.

Aliás, o espetáculo da cidade foi rememorado no Jubileu de Ouro da mais antiga encenação em atividade na Baixada Santista. Nesta sexta-feira, 19 de abril, às 19 horas o palco montado no Centro Social Urbano (CSU) recebe a 50ª edição da Encenação da Paixão de Cristo de Cubatão.

juicysantos.com.br - Paixão de Cristo de Cubatão

A entrada para o evento é gratuita.

Encenação da Paixão de Cristo de Cubatão

Em resumo, o espetáculo é montado há 50 anos por um elenco formado pela comunidade de Cubatão. De acordo com os organizadores, cerca de 150 munícipes estão há meses participando de oficinas, treinamentos e ensaios. A participação acontece de maneira voluntária e também envolve oficinas culturais como, por exemplo, de adereços cênicos, interpretação e maquiagem.

Neste ano, quem partilhará dos holofotes com os membros da comunidade é o ator santista Sérgio Mamberti, que interpretará o Rei Herodes.

“O espetáculo carrega uma força dos atores e da comunidade, o elenco tem uma presença de palco incrível. Todos estão de parabéns por esse evento”, comenta.

juicysantos.com.br - Paixão de Cristo de Cubatão

Outro fator especial é que neste ano o espetáculo conta com acessibilidade para pessoas com deficiência, audiodescrição e tradução em libras.

Sobre a Paixão de Cristo de Cubatão

Criado em 1969, o evento nasceu da motivação de alguns jovens ligados à Igreja Matriz de Cubatão em movimentar a cena artística.

Primeiramente, as apresentações aconteciam na Avenida Nove de Abril. Em seguida, o grupo fundou o Centro Organizador do Teatro Amador de Cubatão (COTAC) para aprimorar a produção, sendo responsável pela encenação até 2008. A partir de 2009, a entidade cultural INCENA BRASIL ficou responsável pela realização do projeto. Atualmente, o trabalho investe na qualificação de seus participantes como espaço para desenvolvimento da economia criativa.

O Centro Social Urbano (CSU) fica na Rua Salgado Filho, s/n, Jardim Anchieta, Cubatão.