Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

Fernanda Montenegro em Santos: pura emoção

A quarta-feira (15 de agosto) seria apenas mais uma em Santos.

Não fosse a abertura do Mirada 2018.

Não fosse o gigantismo de Fernanda Montenegro e as crônicas de Nelson Rodrigues.

Não fosse a arte.

Quem estava no teatro da Rua Conselheiro Ribas viveu uma quarta-feira que não pode ser antecedida de ‘apenas’ ou caracterizada com qualquer adjetivo. Pois faltam palavras para descrever a experiência de assistir à grande dama do teatro brasileiro em uma apresentação tão simplista e extraordinária.

Apenas uma escrivaninha, uma luz de foco e dois talentos brasileiros – ela e Nelson Rodrigues.

Fernanda Montenegro em Santos lendo Nelson Rodrigues

www.juicysantos.com.br - Fernanda Montenegro lê Nelson Rodrigues em SantosImagem: Matheus José Maria

– Já pode entrar? Já é para eu entrar?

A voz doce foi ouvida pelo público segundos antes de sua entrada. Poderia ser um erro, mas a plateia formada por artistas da região e convidados se emocionou. Então, Fernanda foi aplaudida de pé já em sua entrada.

No entanto, a emoção inicial não se compara ao que estava por vir.

Silêncio. Ópera. Uma leitura que supera qualquer expectativa e admiração de quem ocupava as poltronas do Sesc Santos. Baseada no livro Nelson Rodrigues por ele mesmo, a apresentação combinou trechos de crônicas e entrevistas do dramaturgo. Mas, mais do que isso, trouxe a sensação de que, naquele momento, Fernanda e ele se encontravam numa terceira pessoa.

Ela, sentada em uma mesa de escritório. O texto que lê está em suas mãos. Fica difícil explicar a magia, pois também é difícil entender. Trechos polêmicos de Rodrigues são lidos com a naturalidade que, talvez, ele tivesse ao escrever ou dizê-los. Mortes que marcaram sua vida, dores e fome também fazem parte do texto e são interpretados de maneira sóbria.

O silêncio da plateia só se rompe pelas breves risadas ou respiros que denunciam lágrimas.

Em dados momentos, a ópera volta quase que sorrateiramente e amarra os textos.

Em resumo: quem estava na plateia do teatro do Sesc Santos, na quarta-feira (15 de agosto) conheceu Nelson Rodrigues em sua intimidade, por ele mesmo, como o próprio nome do espetáculo sugere. Conheceu também o talento inestimável de Fernanda Montenegro, além da generosidade e simpatia da atriz.

Não tem como ser apenas mais uma quarta-feira qualquer.

  • www.juicysantos.com.br - Fernanda Montenegro lê Nelson Rodrigues em Santos
    Imagem: Matheus José Maria

Mirada 2018

O espetáculo com a presença de Fernanda Montenegro em Santos fez parte da cerimônia de abertura do Mirada 2018. O aguardado Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas acontece a cada dois anos em TODAS as cidades da Baixada Santista entre os dias 5 e 15 de setembro. No total, serão 41 espetáculos de 12 países, além dos brasileiros.

Veja como foi o Mirada 2016 e prepare-se.

Em outras palavras: Santos irá respirar teatro e a nossa agenda vai ficar cheia de opções incríveis.

Então, prepare-se para o Mirada 2018!