Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

Quarentena com crianças em casa: opções para tira-las do tédio

As escolas, tanto públicas quanto particulares, cancelaram as aulas.

O mesmo aconteceu com a escolinha de futebol, com a turma do ballet e até com o curso de inglês. Ou seja, as crianças estão de quarentena tanto quanto você, né? No início, os pequenos amam, pois parece que estão de volta às férias. Mas logo vão perceber que esse intervalo nas aulas não incluem idas ao cinema e nem tardes na praia.

Em outras palavras, estão curtindo um verdadeiro tédio.

juicysantos.com.br - Quarentena com crianças em casa

Por outro lado, talvez você esteja no home office e, consecutivamente, não consiga dar atenção aos pequenos. E agora?

Quarentena com crianças em casa

Calma, a gente tem algumas soluções para esse período de quarentena com as crianças em casa. É só tirar um tempinho para ler essa matéria e seguir uma dessas cinco dicas aqui:

1. Contação de histórias da Camila Genaro

A Camila Genaro é uma contadora de histórias bem conhecida entre os pequenos de Santos (e as mamães e papais também). No período de quarentena, ela vai contar histórias todos os dias no Facebook e no Instagram.

As transmissões ao vivo vão acontecer sempre às 15 horas e são gratuitas. É só acessar as redes sociais e aproveitar. O melhor: todos os dias a história ou livro será diferente. Ou seja, não tem como os pequenos enjoarem.

2. Blog da Estéfi Machado

A Estéfi Machado, mãe do Teo e também designer, faz crafts como ninguém! Tendo em vista os próximos dias, ela criou o Guia de Sobrevivência para uma Quarentena Brincante. Em resumo, são 40 opções de brinquedos para fazer com os pequenos em casa.

Para qualquer um deles o material necessário basicamente é:

  • Tesoura;
  • Cola;
  • Papel e papelão;
  • Giz, tinta e canetinhas;

Além disso, criatividade e paciência 🙂

3. Cineminha em casa

Não dá para ir ao cinema, mas você pode promover uma sessão da tarde em casa. Dá, por exemplo, para apresentar os desenhos que você gostava na infância e até maratonar os filmes da Barbie ou do Studio Ghibli – que estão todos no catálogo da Netflix.

Para deixar a tarde ainda mais gostosa, você pode fazer um baldão de pipoca. Essa receita aqui fica incrível:

4. Colorir

Lápis de cor e folhas de sulfite podem entreter uma criança por horas. Além disso, você pode incrementar a brincadeira e imprimir desenhos de personagens que os pequenos gostam. Vai lembrar aquelas revistinhas populares no início dos anos 2000.

5. Leia um livro

Camila Genaro vai contar histórias às 15 horas, mas você também pode entreter a criançada com um livro. Dá para, por exemplo, contar um capítulo e convida-los para ilustrar o que ouviram em seguida. Ou então resumir a história para que os pequenos façam uma peça de teatro.

juicysantos.com.br - Quarentena com crianças em casa

O importante é dar asas à imaginação!

Não tem jeito, vou precisar de ajuda

Você gostou das opções, mas nenhuma delas cabem na sua rotina? Talvez deixar as crianças com os avós não seja o mais recomendado, tendo em vista que os mais velhos estão no grupo de risco do coronavírus. Neste caso, talvez o indicado seja contratar uma babá.

Lembre-se que com isso você estará tirando alguém de casa. Então, tenha responsabilidade por essa vida e ofereça maneiras dessa pessoa se cuidar no caminho até a sua casa e também no horário de trabalho. Isso significa, por exemplo, proporcionar álcool em gel para a pessoa levar na bolsa ou máscaras, se acaso achar viável.

Manter todos em segurança é primordial nesse momento 🙂