Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

Santos lança concurso de tirinhas com o Instituto Maurício de Sousa

Muitas vezes, os quadrinhos são o primeiro contato das crianças com a leitura.

E essa também pode ser uma grande oportunidade para estimular a criatividade dos pequenos. E, consequentemente, descobrir grandes talentos.

Felipe Sali, por exemplo, é um autor aqui da Baixada Santista que desde criança sabia que queria escrever livros. O motivo? Os gibis. Pensando nisso, o projeto Hora da Cultura lançou um Concurso de Tirinhas nas escolas de Santos com o apoio do Instituto Maurício de Sousa.

Inicialmente, o concurso vai abranger alunos do 4º ao 9º ano de 21 escolas municipais.

Concurso de tirinhas nas escolas de Santos

Primeiramente, a partir de 12 de setembro, os professores participam de oficinas de formação para confecção das tirinhas – artistas e especialistas em HQs da região auxiliam nesse momento. Em seguida, professores vão para as salas de aula com a missão de orientar os alunos participantes. Então, os pequenos artistas devem entregar, até 25 de outubro, as suas produções.

Os alunos terão a liberdade de escolher o tema das tirinhas e também o material para colorir a obra. Cada classe poderá participar com cinco produções.

juicysantos.com.br - Concurso de tirinhas nas escolas de SantosImagem: Divulgação/Rogério Bomfim

Prêmios do concurso de tirinhas nas escolas de Santos

Depois da inscrição, os vencedores são anunciados. E isso será feito em grande estilo: durante o Santos Criativa Festival Geek. Os donos das tirinhas escolhidas ganharão produtos e experiências ligadas ao universo das histórias da Turma da Mônica.

“A arte leva a gente para um mundo diferente. Os estudantes terão a chance de desligarem os celulares um pouco e viajar pelo mundo das tirinhas”, comenta o vice-prefeito Sandoval Soares.

O concurso surgiu da parceria entre o projeto Hora da Cultura e o Instituto Maurício de Sousa. Além dos prêmios dados aos criadores das melhores tirinhas, neste ano (e nos próximos) os estudantes da rede pública terão apresentações da Turma da Mônica em suas programações e também visitas monitoradas ao instituto e palestras com roteiristas, cartunistas e editores.

Santos Criativa Festival Geek 2019

Já que falamos sobre o Santos Geek 2019, vale lembrar: o evento acontece entre os dias 14 e 17 de novembro.

Em maio, nós já demos alguns spoilers por aqui. Se você não lembra, vai rolar, por exemplo: bate-papo com o Carlos Villagrán, que fez o Quico no seriado Chaves. Assim como nas edições anteriores, a programação vai ocupar diversos espaços no bairro do Valongo e será divulgada aqui no Juicy. Então se esse rolê vai estar na sua agenda, fique de olho no site para saber todas as novidades 🙂