Atividades para fazer com crianças em casa: 7 ideias para experimentar

  • 2
    Shares

A quarentena nos pegou desprevenidos, principalmente às mães de crianças pequenas, em que temos que nos virar nos 30 pra dar conta de tudo e ainda pensar em atividades para fazer com crianças em casa.

Eu sou mãe de uma menininha de 10 meses de idade. Quando ela começou a perceber o incrível universo que a cerca, BUM: Quarentena! O que fazer? Continua não sendo seguro se expor nas ruas nesse momento, então fui pesquisar e lembrar da minha época de animadora de festas infantis, pra adaptar alternativas que pudessem suprir essa necessidade de desenvolver e aprender.

E assim consegui realizar atividades com minha bebê (que gastassem pouco ou nada) dentro de casa e ainda fossem momentos diferentes.

Vou compartilhar com vocês algumas atividades para fazer com crianças em casa.

Elas podem ser adaptadas para crianças de várias idades, porque mães precisam se ajudar, né!?

1. Atividades com música

Seja música infantil, pop, clássicos, o que for do seu gosto, é uma chance de entreter as crianças. Com a minha filha eu ainda gosto de pegar os bonecos de pelúcia e fazer eles dançarem, ela ama. Com crianças mais velhas, dá pra pedir pra eles escolherem a música e tentar reproduzir alguma coreografia que vocês podem criar, ou buscar em vídeos do YouTube!

É ótimo, porque já entra a atividade física aí.

2. Atividades sensoriais

É impressionante a quantidade de atividades sensoriais para crianças que encontramos na internet.

As atividades podem variar de massinha, slime, fazer biscuit, artesanato, pintura com dedo, e tudo pode ser adaptado para várias idades. Para os maiores, que já entendem, podem incluir temas e até fazer uma galeria para apresentar para os amigos e familiares por videochamada.

3. Cozinhar

Sempre há como incluir as crianças nessa atividade. Para a Helena, eu coloco ela no carrinho de bebê e vou explicando os processos, mostrando os alimentos, os vegetais, dando pra ela segurar e conhecer e ela presta muita atenção.

Para crianças maiores: elas têm a capacidade de preparar refeições com o nosso auxílio (e até sem – mas sempre supervisione). Entre as mil atividades, vocês podem fazer piqueniques com sanduíches que vocês prepararam, biscoitos, bater massas de bolo, fazer massas de pão e pizza (que precisam ser sovadas e mexidas com as mãos, o que já entra no sensorial!).

Obs.: A participação no preparo, gera interesse no alimento e vontade de comer! Aproveite isso ao seu benefício, preparando alimentos saudáveis!

4. Sessão de cinema

De todas as atividades para fazer com crianças em casa, essa é uma que eu amo de paixão! As crianças adoram uma tela, um desenho, uma TV. Por que não fazer disso um momento? Preparar lanchinhos, separar bonecos e brinquedos para assistir junto, e depois comentar sobre as partes que mais gostou do filme, os personagens mais legais… Tudo de bom!

Helena ainda não assiste um filme inteiro, ela se distrai fácil nessa fase, mas eu sozinha termino tudo hehe…

5. Livros, revistinhas, histórias

Há dois meses, senti a necessidade de ter livros pra entreter a Helena, pra ela se familiarizar em ter livros desde cedo. Então fiz uma assinatura de livros infantis onde eles me mandam um livro por mês de acordo com a idade da minha filha, e tenho lido para ela. Esta atividade pode ser realizada para crianças de todas as idades, com livros, revistinhas, gibis, pois desperta o interesse pela leitura e distrai que é uma beleza!

Tornar isso uma atividade para ser feita em família é muito legal. Usar os brinquedos, bonecos, meias coloridas para contar as histórias transforma tudo em um momento mágico.

www.juicysantos.com.br - atividades para crianças em casa brinquedo de sucata

6. Brinquedos alternativos

Helena tem alguns brinquedos de encaixar, onde eu simplesmente sento e brinco com ela por um tempo, mostro como faz, e a deixo livre pra tentar e testar outras formas de brincar. Para crianças maiores, brinquedos como quebra cabeças, lego, cubos de montar, jogos de tabuleiro, diversificam das ‘telas’, tablets e celulares que eles costumam se entreter.

7. Sessão de fotos

Um celular com câmera é o necessário para criar um momento de diversão fotográfica. Essa atividade pode ser feita como um desfile de moda, de fantasias, ou para registrar as outras atividades. Aqui em casa gostamos de fotografia, e em uma tarde decidi fazer um ensaio das coisas simples que minha filha fazia, só pra ter um registro.

Eu sei que muitas mães (e pais também) estão com dificuldade nesse momento em manter tudo em dia. É cansativo trabalhar home office e cuidar dos filhos, principalmente quando são crianças que já vão à escola. Essas atividades não precisam ser realizadas como uma “tarefa a mais”, e não precisa ser todos os dias. São apenas momentos que você pode tirar pra relaxar e curtir com seus filhos.

A vida pode e deve ser mais leve!

Uma louça na pia pode esperar um pouco se você quer mesmo é ler uma história pros seus filhos! Não se cobre tanto!

Deixa nos comentários como foi a sua experiência com os pequenos em casa, bora compartilhar e se ajudar!