Primeira colônia de férias para trabalhadores surgiu na Baixada Santista
Primeira colônia de férias para trabalhadores com instalações próprias do país foi inaugurada em 1948, cinco anos depois de a CLT garantir férias. Agora, o fim da escala 6x1 abre uma nova discussão sobre tempo livre, turismo e economia.
Para quem mora na Baixada Santista, o mar pode estar logo ali e, ainda assim, faltar tempo para colocar os pés na areia. Entre o trabalho, o trajeto e as tarefas de casa, descansar precisa caber nas sobras do dia.
Ter tempo e condições de relaxar não é uma luta apenas atual, que veio com a saga para acabar com a escala 6×1. Ela começa bem antes, quando milhões de brasileiros precisaram brigar para ganhar direitos trabalhistas.
E essa história de conquista dos brasileiros tem um capítulo muito importante que começa aqui na Baixada Santista, mais especificamente, em Bertioga. O turismo social nasceu para aproximar os trabalhadores brasileiros de algo que não deveria ser privilégio: as férias à beira-mar.

Foto: Wikimedia Commons
Em 1948, os primeiros hóspedes da Colônia de Férias Ruy Fonseca, hoje Sesc Bertioga, chegavam de barco de Santos para temporadas de 14 dias. Eram pouco mais de 200 pessoas, acomodadas em 28 casas pré-fabricadas, numa iniciativa pioneira no país. Além de oferecer hospedagem, a proposta ajudava a transformar o descanso em uma experiência concreta, com espaço para convivência, lazer e descobertas. Quase oito décadas depois, essa história aqui da região remete a uma questão que continua muito contemporânea: o que acontece quando quem trabalha também ganha tempo para viver?
A iniciativa aconteceu poucos anos depois de uma mudança importante na legislação. Em 1943, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) passou a garantir férias anuais a todos os trabalhadores. Até então, descansar por alguns dias e viajar eram possibilidades muito distantes da realidade de boa parte da população.
Pois é, praticamente só podia viajar quem era rico.
A CLT abriu caminho para as férias dos trabalhadores
A primeira versão da CLT, aprovada em 1943, estabeleceu o direito a férias anuais de 15 dias. Era uma conquista recente em um país no qual o descanso remunerado ainda não fazia parte da experiência de grande parte dos trabalhadores.
Ter o direito previsto na legislação, porém, não significava necessariamente conseguir viajar. Os custos de hospedagem, transporte e alimentação continuavam sendo obstáculos para muitas famílias.
Foi por isso a Colônia de Férias Ruy Fonseca surgiu. A construção começou em um amplo terreno de frente para o mar de Bertioga, sob responsabilidade do engenheiro Francisco Prestes Maia. Em vez de tratar as férias apenas como dias longe do trabalho, o projeto apresentava o tempo livre como parte importante do bem-estar e do desenvolvimento social e cultural das famílias.
Assim começou uma experiência que ajudou a consolidar o turismo social no país. Ao longo das décadas, o espaço cresceu e se tornou o atual Centro de Férias Sesc Bertioga, com capacidade para receber cerca de 1.000 hóspedes.
O tempo livre também movimenta a economia
A história da colônia mostra como uma conquista trabalhista pode abrir espaço para atividades econômicas que antes não alcançavam tantas pessoas.
Quando trabalhadores conseguem tirar férias e viajar, passam a consumir hospedagem, alimentação, transporte, passeios e serviços turísticos. O dinheiro circula por outros setores e também pode chegar a pequenos negócios e destinos fora dos grandes centros.
Bertioga é um exemplo próximo desse movimento. A cidade, conhecida pelas praias e pelo patrimônio histórico, recebeu uma estrutura voltada justamente a ampliar o acesso dos trabalhadores ao turismo. O impacto de direitos como as férias, portanto, não fica restrito ao ambiente profissional. Eles também influenciam a maneira como as pessoas aproveitam as cidades, organizam a vida familiar e participam da economia.
Essa relação ajuda a olhar para o debate atual sobre a escala 6×1 por outra perspectiva. Afinal, se o direito às férias ajudou a criar novas possibilidades de turismo e lazer, o que pode acontecer quando milhões de trabalhadores passam a ter dois dias de descanso por semana?
O fim da escala 6×1 abre uma nova etapa
Em outubro de 2026, o Congresso Nacional promulgou a Emenda Constitucional 141, que estabelece o fim da escala 6×1. A mudança garante dois dias de descanso remunerado por semana, sem redução salarial, e reduz a jornada máxima de trabalho de 44 para 40 horas semanais.
A implementação será gradual. A partir de 60 dias da promulgação, a jornada máxima passa a ser de 42 horas semanais, com dois dias de descanso. Depois de mais 12 meses, o limite chega a 40 horas.
Na prática, a mudança representa mais tempo para descansar, estudar, cuidar da saúde, conviver com a família e aproveitar atividades de lazer. Para quem trabalha no comércio, em restaurantes, supermercados, farmácias e serviços, pode significar uma reorganização importante da rotina.
A economia regional da Baixada depende de comércio, turismo, alimentação e serviços que funcionam aos fins de semana e feriados.
A nova regra exigirá planejamento de empresas e trabalhadores. Restaurantes, lojas e outros estabelecimentos precisarão reorganizar equipes, horários e escalas. Pequenos negócios, especialmente aqueles que operam com margens apertadas, terão desafios próprios nessa transição.
Mas existe outra parte dessa equação: trabalhadores com mais tempo disponível também podem movimentar atividades econômicas diferentes.
Mais folgas podem criar novos hábitos de consumo
Dois dias de descanso permitem planejar passeios que não cabem em uma única folga. Uma família pode aproveitar uma praia em outra cidade, visitar um museu, fazer uma viagem curta ou consumir em restaurantes e comércios que normalmente ficam fora da rotina.
Na Baixada Santista, isso pode representar novas oportunidades para o turismo regional. Além das praias, a região reúne patrimônio histórico, equipamentos culturais, parques, trilhas, restaurantes e atividades de lazer que podem receber mais visitantes ao longo do ano.
O setor de alimentação também pode sentir mudanças. Mais tempo livre pode ampliar a procura por restaurantes, cafeterias e espaços de convivência, inclusive em dias e horários que hoje concentram menos movimento.
O mesmo vale para cultura e entretenimento. Cinemas, teatros, shows, exposições e eventos podem encontrar novos públicos quando as pessoas conseguem organizar a vida para além do trabalho.
Isso não significa que a redução da jornada vai gerar automaticamente um crescimento do consumo ou resolver os desafios do comércio. A renda disponível, os preços, o transporte e a oferta de atividades acessíveis também influenciam essas escolhas.
Ainda assim, a mudança abre espaço para que outros setores se adaptem a uma rotina com mais tempo livre. É uma oportunidade para destinos turísticos e negócios locais pensarem em produtos, horários e experiências que atendam a esse público.
Trabalhar menos significa produzir menos?
Esse é um dos principais questionamentos levantados por representantes de empresas diante da redução da jornada. Parte do setor empresarial aponta possíveis aumentos de custos, necessidade de novas contratações e dificuldades para manter as operações.
Essas preocupações precisam entrar na discussão, principalmente entre pequenos negócios que dependem de equipes reduzidas. No entanto, trabalhar mais horas não significa necessariamente produzir mais.
Um estudo do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit), da Unicamp, simulou cenários de redução da jornada de 44 para 36 horas semanais. A análise estimou a possibilidade de criação de 4,5 milhões de postos de trabalho e aumento de aproximadamente 4% na produtividade.
Os números são projeções de um cenário específico, não uma garantia de que os mesmos resultados acontecerão com a nova regra. Ainda assim, ajudam a mostrar que os efeitos econômicos da redução da jornada precisam ser analisados para além do custo imediato das empresas.
No comércio e nos serviços, boa parte do trabalho depende diretamente das pessoas. Nesses setores, a produtividade também pode melhorar com organização, treinamento, tecnologia e condições de trabalho mais adequadas. A adaptação exigirá planejamento, mas não se resume a manter a mesma operação com menos horas disponíveis.
A história de Bertioga ajuda a olhar para o futuro
Em 1948, a Colônia de Férias Ruy Fonseca ajudou os trabalhadores a aproveitar as férias para conhecer outros lugares e descansar à beira-mar. A iniciativa não surgiu isoladamente. Ela foi possível porque o direito às férias já havia entrado na legislação brasileira e porque uma instituição decidiu criar condições para que esse direito se transformasse em experiência concreta.
Quase oito décadas depois, a discussão sobre a escala 6×1 apresenta outro momento dessa relação entre trabalho e tempo livre. A garantia de dois dias de descanso pode mudar a organização das empresas, mas também pode influenciar o turismo, a cultura, o lazer e o consumo.
Para a Baixada Santista, essa transformação tem possibilidades interessantes. Uma região que recebe visitantes durante o verão e nos feriados também pode pensar em como atrair moradores e turistas ao longo de todo o ano, com atividades acessíveis e experiências importantes para a nossa socialização e convivência.
A história de Bertioga lembra que direitos trabalhistas não ficam restritos ao dia a dia do escritório ou da fábrica. Eles ajudam a definir como as pessoas vivem, circulam e participam da sociedade.
Em 1948, mais trabalhadores puderam descobrir o litoral durante as férias. Agora, com a redução da jornada, uma nova geração pode conquistar mais tempo para aproveitar alguns dias com pé na areia.