Passeio pelo Porto de Santos: saiba como agendar esse rolê gratuito
Pela primeira vez, o maior porto da América Latina abre suas portas para visitas gratuitas abertas ao público geral
O Porto de Santos faz parte do dia a dia de muita gente da Baixada Santista, seja você morador que já cruzou o canal de barca, estudante que visitou o museu portuário ou só alguém curioso para entender como tudo aquilo funciona. Se você já se perguntou “como faz pra passear pelo canal do porto?”, a gente responde: agora tem um passeio pelo Porto de Santos e ele é grátis.

Imagem: Divulgação/Porto de Santos
Pois é, moradores e visitantes da Baixada Santista podem explorar de perto esse símbolo da região através do “Visite o Porto de Santos”. Pela primeira vez, qualquer pessoa maior de 18 anos pode se inscrever e participar de um tour completo.
A iniciativa quer aproximar ainda mais a comunidade do universo portuário. Além disso, o passeio inclui não só uma visita guiada à sede administrativa histórica, mas também uma experiência de navegar pelas águas do canal. Portanto, é a oportunidade perfeita para conhecer o maior porto da América Latina por dentro.
O porto de todos
O Porto de Santos faz parte da memória afetiva e da rotina de quem mora na região. Não é à toa: com mais de 130 anos de história, o porto cresceu junto da cidade. Dessa forma, impulsionou atividades econômicas, culturais e sociais ao longo de mais de um século.
Só em 2023, o Porto de Santos foi responsável por mais de 31% da corrente comercial brasileira. Assim, consolidou-se como o maior porto da América Latina nesse quesito, segundo dados da Autoridade Portuária de Santos.
Para quem pensa que o porto é um lugar inacessível, vale lembrar: eventos de visitação não são exatamente novidade por aqui. Ao longo dos anos, programas educativos e visitas de escolas sempre fizeram sucesso. Porém, faltava algo que ficasse mais perto da comunidade. É exatamente essa lacuna que a novidade pretende preencher.
Programa de visitas
O projeto “Visite o Porto de Santos” abre suas portas de forma gratuita e organizada. Primeiramente, tudo acontece por meio de inscrições pelo site oficial. O programa é exclusivamente para maiores de 18 anos de toda a região.
Depois de se inscrever, o participante recebe um e-mail com a confirmação e orientações para o dia do encontro. As vagas são limitadas, então vale ficar de olho nas aberturas de inscrição.
Navegação pelo canal
Além da tradicional visita guiada ao prédio histórico da administração (sim, aquele mesmo, construído em estilo neoclássico no início do século 1920) o roteiro inclui um passeio de barco pelo canal. Ou seja, é a chance de ver de pertinho a rotina dos navios e as operações de carga e descarga.
Além disso, você pode apreciar a paisagem urbana sob outro ângulo, fugindo do roteiro tradicional do cais ou do centro. Tudo sob supervisão e com informações comentadas por especialistas que entendem do assunto.
Cidadania e valorização do patrimônio
O objetivo do novo programa vai além do turismo. Ele convida moradores e visitantes a conhecerem o Porto de Santos por dentro. Afinal, foi por ali que navegou boa parte do café, o maior produto de exportação brasileiro por décadas.
Mais do que ajudar a entender o funcionamento de um dos maiores portos do mundo, o programa cria oportunidades para enxergar a cidade de um novo ponto de vista. É, literalmente, navegar pela história e pelo presente da região.
Se você mora na Baixada Santista, essa é uma chance de se reconectar com esse patrimônio que, muitas vezes, passa despercebido na correria do cotidiano. Para quem vem de fora, pode ser um passeio interessante para compreender a força econômica e humana que movimenta Santos e cidades vizinhas.
Além disso, a experiência valoriza a memória coletiva e abre um novo capítulo de convivência da comunidade com o mar. Em outras palavras, é um convite para todos participarem e conhecerem mais do lugar onde vivem.