Porto de Santos lidera como o maior da América Latina, segundo a ONU
O Porto de Santos lider o ranking latino-americano em movimentação de contêineres. É o que aponta o mais recente relatório da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), órgão da Organização das Nações Unidas (ONU).
A operação figura no topo da lista como o maior porto da América Latina com os números de 2023, o que ressalta a eficácia operacional do porto, mas também sua importância estratégica para o comércio em escala nacional e global.
Segundo o Informe Portuário 2023-2024 da Cepal, Santos alcançou a impressionante movimentação de 4,3 milhões de TEU (Twenty-Foot Equivalent Unit – unidade equivalente a um contêiner de 20 pés). Esse volume representa um recorde na região, deixando para trás grandes nomes como Manzanillo (México) e Cartagena (Colômbia).
Veja o ranking de maiores portos da América Latina
- Santos (Brasil)
- Manzanillo (México)
- Cartagena (Colômbia)
- Callao (Peru)
- Manzanillo, no Panamá, com 2,6 milhões
No Brasil, o 2º que vem na lista é Itajaí, considerando apenas os dados do terminal privado Portonave, com 1,3 milhão de TEU.
O relatório destaca as dinâmicas de recuperação, os desafios estruturais e o impacto de eventos globais como a pandemia de COVID-19 e as tensões geopolíticas nas cadeias de abastecimento. Para o mercado, estudos como esse fornecem ferramentas para a adaptação e melhoria da capacidade de resposta do setor diante de incertezas econômicas e da volatilidade do ambiente global.
Impacto local
Com o título de maior porto da América Latina, Santos não apenas reforça seu papel central no comércio internacional, mas também promove significativas oportunidades econômicas para a região da Baixada Santista. A presença do porto incentiva investimentos em infraestrutura e novos arrendamentos, como o Tecon Santos 10, que, segundo Anderson Pomini, presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), atrai investidores globais, promovendo ainda mais o crescimento da área.
O investimento previsto é de R$ 5,6 mil milhões em 25 anos. Isso deverá aumentar em 50% a capacidade total do porto de Santos.
Além de manter uma movimentação de cargas expressiva, o Porto de Santos contínua a expandir suas operações e infraestrutura. Com projetos como o aumento da área poligonal e o túnel Santos-Guarujá, o porto se prepara para uma fase de crescimento e inovação que poderá definir o futuro do comércio marítimo na América do Sul.
E vem mais por aí
Para 2025, os números são promissores. O Porto de Santos registou recorde histórico na movimentação de contentores em janeiro de 2025, atingindo 460,8 mil TEU. Isso significa um aumento expressivo de 12,1% em comparação com o mesmo período de 2024.
Vale mencionar: é o maior índice para janeiro desde o início da série histórica.
Ei, vem fazer parte do nosso grupo do Juicy Santos no Whatsapp
Em 2024, o Porto de Santos movimentou 42,6 milhões de toneladas, um crescimento de 17,8% em comparação a 2023.
A movimentação de todos os portos brasileiros alcançou 153,3 milhões de toneladas de carga via contentores em 2024, mais 20% do que em 2023. Portanto, o aumento impactou positivamente a balança comercial do país.
Os principais produtos embarcados no período foram o milho, a celulose, as carnes e o café, enquanto o GLP, o sal e o sulfato dissódico se destacaram entre os produtos desembarcados.