Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

Visita monitorada às igrejas de Santos tem vovôs como guia

As igrejas católicas de Santos contam parte da história da cidade.

Mas, para descobrir alguns detalhes, às vezes é necessário ter alguém ao seu lado que entenda do assunto. E você sabia que isso existe aqui em Santos?

Sim, nós temos um roteiro com a visita monitorada às igrejas de Santos. O passeio traz como guias idosos da cidade, que fazem parte do Programa Vovô Sabe Tudo.

O rolê acontece desde 2004 e é bem bacana, mesmo para quem não se identifica com a religião católica. Pois é possível aprender sobre arquitetura, arte e períodos históricos da cidade. No ano passado, foram quase 11 mil visitas nas igrejas de Santos. Se você não esteve em uma delas, vale a pena colocar o passeio na sua lista de coisas para fazer em Santos.

Visita monitorada às igrejas de Santos

No total, Santos tem 23 paróquias. Delas, cinco têm visitas monitoradas:

  • Santuário de Santo Antônio do Valongo;
  • Catedral;
  • Igreja da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo;
  • Igreja dos Freis Carmelitas, do Convento do Carmo;
  • Basílica de Santo Antônio do Embaré.

Construído em 1640, o Santuário de Santo Antônio do Valongo (Largo Marquês de Monte, 13), tem monitoria do vovô Antonio Ulisses Piotto. Ele fica por lá às terças, quintas, sextas e sábados das 8h às 12h. Na Catedral (Praça José Bonifácio), a responsável pela visita é a vovó Maria Helena Rodrigues que recebe os visitantes às terças, quintas e sextas das 13h às 17 horas, e aos sábados, das 8h às 12h.

Quem opta por conhecer a Igreja da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, é o guiado pelo vovô Armando França Filho. Por lá, as visitas acontecem às segundas, terças, quintas e sextas das 8h às 11 horas, e aos sábados, das 7h30 às 10h30.

Já na Igreja dos Freis Carmelitas, do Convento do Carmo, é Marlene Mazzei que atende. Mas com ela, há a necessidade de agendamento de horário. Então lembre-se de ligar para (13) 3223-9779 ou 3201-8000 com antecedência e avisar que dia você tem interesse em conhecer a construção.

Por fim, os vovós Elaine Loureiro e Isabel Martinho se revezam na monitoria na Basílica de Santo Antônio do Embaré (Av. Bartolomeu de Gusmão, 32, Embaré). Você pode passar por lá às segundas, quintas e sextas, das 8h às 12h e das 13h às 17 horas ou então aos sábados, das 8h às 12h, e domingos, das 13h às 17 horas.

A experiência de ter vovôs como guia

A equipe do Juicy Santos já fez a visita monitorada às igrejas de Santos e recomenda. Os vovôs que atendem são super atenciosos e realmente têm informações interessantes sobre as construções. É uma ótima opção de passeio para um final de semana ou final de tarde em uma folga 🙂