Turismo de 1 dia em Santos

Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Você tem só um dia para conhecer Santos? Bom, a cidade não é tão grande assim, mas em seus cerca de 280 quilômetros quadrados, tem MUITA coisa legal.

Alguns moradores até discordam, vêm com o papo de que tem que subir a serra pra se divertir (a grama do vizinho é sempre mais verde), etc e tal. Todo esse papo que a gente aqui no Juicy Santos já cansou de ouvir…

emissário submarino

Para o turista, tudo é sempre novidade, tudo é lindo e super divertido – diferentemente de nós, que temos esses lugares inseridos no dia a dia. Preparamos um roteiro de 24 horas em Santos, só que já avisamos que vai faltar muita coisa. Então tenta voltar outro dia, ok?

Manhã, Centro Histórico:

Antes de tudo, passa no Bar e Café do Carioca (Praça Visconde de Maua, 1,) e toma um café da manhã reforçado (vale lembrar que média por aqui é pão).

Agora, é hora de começar a desvendar os charmes do centro histórico. A dica é fazer isso de bonde. A saída acontece em frente à Estação do Valongo, no bairro de mesmo nome. Ali perto, dá também pra aproveitar e conhecer o Museu Pelé e a Igreja do Valongo, um tesouro barroco da cidade.

bonde de santos

Fonte: Site Melhor de Santos

Além dos teatros Guarany (Praça dos Andradas, 100) e Coliseu (R. Amador Bueno, 237 ), outras arquiteturas super charmosas são a Biblioteca Sociedade Humanitária (Praça José Bonifácio, 59) e a Câmara Municipal (Praça Tenente Mauro Baptista de Miranda, 1).

Tarde, Orlas:

Primeiro, parada para o almoço. Uma ótima sugestão é a churrascaria Tertúlia (Av. Bartolomeu de Gusmão, 187, Ponta da Praia), que faz parte do cenário santista desde 1987. Mas, se você preferir outro tipo de comida, não tem problema, nós temos uma seção só sobre comer em Santos, da uma olhada 😉

orla praia de santos

Na orla, visite o Aquário e avance para os museus da Pesca e do Mar. Não vai esquecer de tomar uma água de coco do Zé (orla do canal 6). Depois, é hora de apreciar o pôr-do-sol no jardim, que diga-se de passagem, é lindo.

Noite, Gonzaga:

Vale tomar um sorvete na Sorveteria Itanhaém (Galeria Campo Elíseos – Praça Independência, 14 A), conhecer os centros comerciais, apreciar a diversidade artística que normalmente fica exposta na Av. Ana Costa e comprar lembrancinhas com os símbolos da cidade: muretas e peixes.

Veja nosso post sobre onde comprar souvenirs de Santos.

Exposição de fotos em comemoração aos 466 anos de Santos

Depois de andar tanto, uma música ao vivo é sempre bem-vinda. Num lugar calmo para conversas, o Bar e Café Casa Velha é uma ótima opção. Mas da uma olhada na agenda, vai que tem alguma peça ou show legal em cartaz 😀

O que ficou de fora, mas não deveria:

Conhecer a Vila Belmiro e o Memorial das Conquistas;
Visitar a ilha Laje de Santos;
Passeio de escuna (se for verão);
Orquidário Municipal;
Morros;
Pinacoteca Benedito Calixto e seus jardins;
Deck do Pescador.