Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

O que fazer numa parada de navio em Santos?

Mais uma temporada de navios está a pleno vapor. Ou seja, turistas de todo o Brasil passam por Santos nos próximos meses.

Se você é um deles, deve ter várias questões na sua cabeça. E, deixa eu adivinhar, uma das maiores dúvidas está aqui: vale a pena descer do navio nas paradas? E não importa se você embarca no porto de Santos ou terá uma parada por aqui, essa é uma pergunta que todo marinheiro de primeira viagem faz. Infelizmente, a resposta não é exata e vai depender de uma série de coisas.

  • Quanto tempo você terá na cidade?
  • Já esteve neste local antes?
  • Os pontos turísticos são do seu interesse?
  • E eles ficam perto do local onde o navio atracou?

Com a resposta de todas essas perguntas você, provavelmente, vai estar decidido. Mas vale dizer: há bastante coisa legal para fazer na parada de navio em Santos. Nós somos suspeitas a falar, mas esse é um caso que vale a pena dar um rolê pela cidade.

Quer provas? Nós separamos três programas que ficam perto do porto de Santos e são incríveis!

Parada de navio em Santos: onde ir passear?

1. Museu do Café

O Museu do Café é um dos pontos turísticos mais visitados de Santos. E, para a sua felicidade, fica pertinho do porto. Durante a temporada do navios 2019, diversificará sua agenda de atendimento. Além disso, o edifício abrirá em algumas segundas-feiras, seguindo a escala de cruzeiros: 21 de janeiro, 18 de fevereiro e 18 de março. O funcionamento nessas datas excepcionais será das 9 às 17 horas.

Dentre as exposições disponíveis no local atualmente, estão Café, patrimônio cultural do Brasil: ciência, história e arte (produção e comércio do grão ao longo de sua trajetória); Desconstruindo uma Epopeia (processo de concepção por trás da obra A epopeia dos Bandeirantes e Pianistas de armazém: trabalho feminino na catação de café (experiência audiovisual sobre a vivência das mulheres no setor).

Mas, além das exposições, o museu também oferece o Studio Photo Café, o salão do pregão e todo o acervo permanente. Um passeio bem diferente e cheio de história.

O Museu do Café fica na Rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos.

2. Linha Turística do Bonde

Pertinho do Museu do Café, no Centro Histórico de Santos, você vai poder voltar no tempo. O bairro é enorme e tem um ar de anos 60 bem legal. Por isso, passear de bonde é um rolê bem interessante, pois você vai conseguir conhecer um pouco de tudo e ainda fazer isso em um passeio que era tradicional na época.  O bonde sai do Largo Marquês do Valongo (em frente ao Museu Pelé, outra opção de entretenimento) e passa por vários pontos turísticos. Também é importante dizer que são vários bondes diferentes, o mais tradicional é esse da foto.

O passeio custa R$ 7.

3. Café Carioca

Pastel do Café Carioca

Tudo bem que o que não falta no navio é comida. Mas ninguém é de ferro quando se trata de um clássico pastel.

Principalmente se você for adepto a tomar um cafezinho no início do dia e a tarde. Eu senti falta disso na minha última viagem de navio, então a minha última dica é fazer uma parada no Café Carioca.

Na casa, uma das mais tradicionais de Santos, você pode pedir qualquer coisa do menu sem medo de ser feliz. Nossos queridinhos são o pastel, café (óbvio), chá mate, sanduíche de pernil e o pudim de leite. Mas deixe seu coração te guiar e conheça o sabor de Santos antes de voltar para alto-mar.

Como se locomover em Santos

Basicamente, tudo em Santos é perto, ou seja, saindo do porto você poderá chegar a esses locais bem rapidinho e sem gastar muito. Para isso, chame algum aplicativo de carro particular ou táxi. Só para exemplificar, um Uber do Concais até o Museu do Café custa menos de R$ 10.

Do primeiro local para os outros, é possível ir andando com tranquilidade. Peça orientação aos atendentes sobre como chegar a sua próxima parada e aproveite o caminho para ver as construções do Centro. Eles não estão tão bem cuidadas como nós gostaríamos, mas ainda assim são arquiteturas lindíssimas! Ah, e se acaso houver um vendedor de mate no caminho, refresque-se com a bebida típica do bairro 🙂

É a sua primeira vez em Santos?

Se a resposta é SIM, nós temos mais algumas dicas para te dar. Principalmente se o seu navio for embarcar/desembarcar por aqui, afinal deste modo vai ser possível curtir mais do que 3 ou 4 horinhas na cidade, né? Vamos começar com hotéis, pois são várias opções para diferentes perfis de turistas:

Também precisamos dizer que, além das dicas para parada do navio em Santos, se você for ficar mais tempo na cidade, recomendamos conhecer outros lugares. A lista é enorme e nós até temos roteiros de 3 dias, 5 dias e 7 dias em Santos. Mas, vamos deixar uma listinha com os favoritos dos turistas para te ajudar:

  1. Aquário
  2. Orquidário
  3. Memorial das Conquistas
  4. Museu de Pesca
  5. Monte Serrat
  6. Museu Pelé
  7. Pinacoteca Benedicto Calixto
  8. Pantheon dos Andradas

+ Para maiores detalhes sobre cada um deles, clique aqui!