Os canais de Santos – Canal 1

Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Comemorando o aniversário da cidade, vamos fazer um especial com os canais de Santos. Cada canal num dia desta semana. Pedimos a leitores e amigos nos dizer porque o canal onde vivem é especial. Vamos começar então pelo canal 1.

canal 1

Inaugurado em 1907 e terminado só em 1910, o canal 1 é o canal mais próximo à divisa com São Vicente. Na verdade se chama Avenida Senador Pinheiro Machado e compreende os bairros de José Menino e Marapé (e pedaços de outros).

É um canal extenso e muitíssimo procurado por pessoas que trabalham em São Paulo e usam os fretados de cada dia. Isso porque quem mora no canal 1 ganha um tempinho pois são os últimos a subirem e os primeiros a descerem do ônibus.

Dois amigos, leitores e convidados queridos do Juicy, a Dri Santtos, integrante das Jellyfish Girls, e o Cayo Gonçalves, ambos moradores do canal 1 falaram um pouco sobre o primeiro canal de Santos.

canal 1

O que tem de bom?
Dri: Moro em uma parte do bairro com poucos prédios altos. Isso cria um ambiente mais gostoso e tranquilo. É um clima bairrista mesmo, as pessoas se conhecem, se cumprimentam. Morei durante um bom tempo no canal 3 e lembro que os vizinhos não tinham esse costume da mesma forma que os moradores do canal 1.

Cayo: O Canal 1 tem todo aquele ar de cidade do interior, onde as pessoas ainda se conhecem pelo nome, onde as crianças ainda brincam na rua, onde os vizinhos ainda se cumprimentam de manhã e onde você pode comprar verduras frescas na quitanda da esquina.

Teatro Municipal de Santos

Teatro Municipal de Santos

O que tem pra melhorar?
Dri: É bem gostoso morar no canal 1. Algumas coisas melhoraram muito com o passar dos anos – moro aqui desde 2001. Mas, seria mais gostoso se tivesse um bar legal nas redondezas.

Cayo: O canal 1 sofre com todos os problemas que o restante da cidade. O trânsito (principalmente na Rua Carlos Gomes, rua onde eu moro), a verticalização da cidade (infelizmente tem muita casa sendo comprada pra virar prédio), a precariedade da saúde e do transporte público, e muito mais coisas.

Onde comer?
Dri: Se quiser ir em um lugar gostoso, e puder gastar um pouquinho mais, o restaurante e pizzaria Van Gogh é uma ótima pedida para levar a família em um almoço de domingo, ou jantar a dois. O Hélio’s, em frente ao canalzinho, perto do orquidário, também serve uma pizza deliciosa. Para um happy hour indico a cachaçaria Água Doce. E em dia de calor, a Sorveteria Royal é o lugar ideal. A fila é grande nos finais de semana, mas vale a pena.

Cayo: O Canal 1 tem opções para todos os bolsos! Tem o Restaurante Pamela (Fica na Rua Saturnino de Brito com Avenida Carvalho de Mendonça ), O Restaurante Novo Espaço (Rua Carlos Gomes com a Av. Pinheiro Machado, Bom Pastel e a A Van Gogh, é claro!

sollamaria

Sollamaria

Onde fazer compras?
Dri: O canal 1 tem poucas opções em compras. Existem algumas lojas pequenas espalhadas pelos bairros do canal. Às vezes encontro algumas coisas em umas lojinhas perto da Carvalho de Mendonça. (A gente do Juicy não pode deixar de lembrar que a Sollamaria, loja de bijuteria e bolsas da amiga Yngrid Nobre, fica também no canal 1).

Cayo: Tudo é muito perto por aqui. Perto de casa tem 3 supermercados (O Varandas, O Abreu e o Santa Teresinha), 2 farmácias e várias lojinhas de bairro.

Um lugar especial…

Dri: Frequento o Teatro Municipal desde criança. Meu irmão e eu fizemos aula de violão lá. Guardo boas lembranças dessa época. E a sorveteria Royal, que sempre está do mesmo jeitinho e o sorvete é uma delícia. Adoro pegar o sorvete e comer sentada no canal.

Cayo: Vila Belmiro e Orquidário.

E você? Conhece mais do canal 1? Mora ai e tem um lugarzinho especial pra contar pra gente? Comenta aqui!