Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Os 250 anos do santista José Bonifácio

Neste ano de 2013 está sedo comemorado os 250 anos de José Bonifácio. Desde o início do ano, a cidade de Santos tem comemorado o fato com eventos especiais. O primeiro deles foi o  lançamento do livro “José Bonifácio”, da historiadora e professora da USP Miriam Dolhnikoff. O próximo evento acontecerá na semana que vem quando a cidade receberá o atual governador do estado Geraldo Alckmin que despachará do salão nobre da Prefeitura Municipal.

250 anos de josé bonifácio

Mas você sabe quem foi José Bonifácio?

Sugestões para você

Político, cientista, poeta e advogado, José Bonifácio nasceu em Santos no dia 13 de junho de 1763. Filho de pais portugueses, sua família tinha, na época, a segunda maior fortuna de Santos.

Após terminar seus estudos preliminares ainda com 14 anos foi levado para São Paulo, onde estudou francês, lógica, retórica e metafísica. Em seguida foi para o Rio de Janeiro, de onde seguiu para Portugal. No dia 30 de outubro de 1783 matricula-se na Faculdade de Direito de Coimbra. Estuda também filosofia, história, química e matemática.

Bonifácio foi o todo-poderoso ministro de Dom Pedro I até 1823, e depois da Abdicação, tutor de Dom Pedro II. Foi o principal idealizador das primeiras instituições políticas, incluindo grande parte da Constituição Imperial de 1824.

Em 1832 foi acusado de conspirador e o futuro Pedro II, foi tirado de seus cuidados. Permaneceu preso em sua casa na ilha de Paquetá (RJ) e morreu no dia 6 de abril de 1836.

O prédio onde está instalada a prefeitura de Santos é um dos pontos turísticos da cidade e leva o nome de José Bonifácio como homenagem. Do final do período eclético, o Palácio José Bonifácio tem as linhas clássicas usadas nos prédios públicos para externar o conceito grego de democracia.

A maioria dos santistas não conhece o prédio por dentro e as belezas que ele esconde.  Na entrada duas grandes estátuas recebem os visitantes: à esquerda está o Deus do Comércio, Hermes e à direita, a deusa Minerva representando a sabedoria.

O prédio inteiro é coberto por peças preciosas da história santista.

O salão nobre Esmeraldo Tarquínio é uma obra de arte. Idealizado nos moldes do Palácio de Versalhes, na França, tem lustres de cristal Bacarat que impressionam, piso de madeira nobre feito em marchetaria e detalhes dourados feitos com pós de ouro. Há também um ar condicionado enorme tentando passar desapercebido mas condizente com o clima “ameno” do verão santista.

Confira algumas fotos:

Foto: Santos na Web

prefeitura de santos

Foto: Marcus Cabaleiro

salão nobre prefeitura de Santos

salão nobre prefeitura de Santos

salão nobre prefeitura de Santos

Aos sábados, domingos e feriados o local recebe, a cada 30 minutos, das 11 às 17 horas, visitas guiadas.

Aproveite a comemoração desse santista famoso e conheça mais esse ponto turístico de Santos.