Os 250 anos do santista José Bonifácio
Neste ano de 2013 está sedo comemorado os 250 anos de José Bonifácio. Desde o início do ano, a cidade de Santos tem comemorado o fato com eventos especiais. O primeiro deles foi o lançamento do livro “José Bonifácio”, da historiadora e professora da USP Miriam Dolhnikoff. O próximo evento acontecerá na semana que vem quando a cidade receberá o atual governador do estado Geraldo Alckmin que despachará do salão nobre da Prefeitura Municipal.
Mas você sabe quem foi José Bonifácio?
Político, cientista, poeta e advogado, José Bonifácio nasceu em Santos no dia 13 de junho de 1763. Filho de pais portugueses, sua família tinha, na época, a segunda maior fortuna de Santos.
Após terminar seus estudos preliminares ainda com 14 anos foi levado para São Paulo, onde estudou francês, lógica, retórica e metafísica. Em seguida foi para o Rio de Janeiro, de onde seguiu para Portugal. No dia 30 de outubro de 1783 matricula-se na Faculdade de Direito de Coimbra. Estuda também filosofia, história, química e matemática.
Bonifácio foi o todo-poderoso ministro de Dom Pedro I até 1823, e depois da Abdicação, tutor de Dom Pedro II. Foi o principal idealizador das primeiras instituições políticas, incluindo grande parte da Constituição Imperial de 1824.
Em 1832 foi acusado de conspirador e o futuro Pedro II, foi tirado de seus cuidados. Permaneceu preso em sua casa na ilha de Paquetá (RJ) e morreu no dia 6 de abril de 1836.
O prédio onde está instalada a prefeitura de Santos é um dos pontos turísticos da cidade e leva o nome de José Bonifácio como homenagem. Do final do período eclético, o Palácio José Bonifácio tem as linhas clássicas usadas nos prédios públicos para externar o conceito grego de democracia.
A maioria dos santistas não conhece o prédio por dentro e as belezas que ele esconde. Na entrada duas grandes estátuas recebem os visitantes: à esquerda está o Deus do Comércio, Hermes e à direita, a deusa Minerva representando a sabedoria.
O prédio inteiro é coberto por peças preciosas da história santista.
O salão nobre Esmeraldo Tarquínio é uma obra de arte. Idealizado nos moldes do Palácio de Versalhes, na França, tem lustres de cristal Bacarat que impressionam, piso de madeira nobre feito em marchetaria e detalhes dourados feitos com pós de ouro. Há também um ar condicionado enorme tentando passar desapercebido mas condizente com o clima “ameno” do verão santista.
Confira algumas fotos:
Aos sábados, domingos e feriados o local recebe, a cada 30 minutos, das 11 às 17 horas, visitas guiadas.
Aproveite a comemoração desse santista famoso e conheça mais esse ponto turístico de Santos.