Flávia Saad
Texto porFlávia Saad
39 anos - Santos (SP)

Museu Pelé em Santos

Depois de muita expectativa – e até uma certa dúvida sobre o andamento das obras -, o Museu Pelé vai ser inaugurado neste domingo (15 de junho), bem a tempo das festividades da Copa do Mundo.

Acredita-se que, além do Rei do Futebol, a presidente Dilma Roussef estará presente em Santos.

Para o público, o museu abre na segunda-feira.

pelé tem um museu em santosFoto: Raimundo Rosa (PMS)

O valor dos ingressos será R$ 18 (inteira) e R$ 9 (meia entrada).

O Museu Pelé em Santos contará com mais de 2 mil objetos pertencentes ou relativos ao jogador, entre elas uma moeda de 400 réis, de 1950, que Edson Arantes do Nascimento ganhou quando ainda era engraxate em Bauru; a réplica da Taça Jules Rimet de 1970 e o troféu de Atleta do Século, oferecido pelo jornal L’Equipe, da França.

A primeira exposição temporária será Quatro Copas e um Rei, com projeções multimídia interativas, com destaque para a final da Copa de 1970 e a imagem holográfica de Pelé.

Nos arredores do museu, que fica próximo à também linda Igreja do Valongo e à antiga Estação do Valongo, a paisagem já surge diferente: a Prefeitura fez arremates no mosaico, instalação de luminárias de piso e conclusão do mosaico português na Rua Comendador Neto.

O entorno do novo ponto turístico da cidade teve ampliação da drenagem em ruas próximas, reforma de passeios e nova iluminação, além da instalação de 200 m de ciclovia.

Após a cerimônia oficial de inauguração, 300 convidados, entre ex-jogadores e autoridades, se reúnem para comemorar na Estação Santos, espaço de eventos do Centro Histórico.

O Museu Pelé fica na Rua Largo Monte Alegre, s/n, Valongo.