Juicy Santos
Texto porJuicy Santos
Santos

Descobrindo o Centro de Santos pelos trilhos do bonde

Você conhece o Centro de Santos?

Esteve lá recentemente?

Se a resposta for sim, você sabe como é a cara dele agora?

E há algumas décadas? Você sabe como era tudo antes da cidade avançar para a praia? Sabe como era a vida cotidiana na região central? Eu sei. Por meio de fotografias.

www.juicysantos.com.br - descobrindo o centro de santos pelos trilhos do bondeFotos: Laís Mazagão/divulgação

(Re) conhecendo o Centro de Santos

Em 2018, iniciei as pesquisas para meu trabalho de conclusão de curso e um dos requisitos é que o projeto tivesse a Baixada Santista como foco. A escolha do tema foi: apaixonada por fotografia, decidi clicar o Centro Histórico da cidade. Em dezembro, nasceu o trabalho intitulado A cara do Centro Histórico de Santos: Um olhar da região vista dos trilhos dos bonde“.

Desde o ano anterior, visitei a Fundação Arquivo e Memória de Santos e o Instituto Histórico e Geográfico de Santos. Pesquisei em sites, como o Novo Milênio, para entender a arquitetura local e a história da região.

A cada imagem registrada das décadas passadas, do crescimento da cidade e da época áurea do café eu ficava mais certa de que havia escolhido o tema certo.

Na trilha do trilho do bonde

O recorte fotográfico do projeto foi o trilho do bonde.

Todas as fotografias foram tiradas de forma que quem fizer o passeio da linha turística, ou até mesmo a pé, consiga identificar os locais registrados.

Dali fui avançando para os lugares mais bonitos, de valor histórico e que enchem os olhos, mesmo muitas vezes em situação de degradação.

O objetivo do projeto foi mostrar que o centro de Santos precisa de atenção, segurança e manutenção. Mas que também é um local cheio de vida, cultura e história. E exatamente por isso, merece cuidados.

Para falar sobre a conservação do conjunto arquitetônico histórico do Centro de Santos, procurei por um grupo de arquitetas especializadas em restauração. Ao apresentar as fotografias, elas contaram histórias de todos os estilos e deram uma aula envolvendo arquitetura, história e cultura que todos deveriam aprender.

www.juicysantos.com.br - descobrindo o centro de santos pelos trilhos do bonde

Mas a melhor parte de registrar o centro foi conhecer as pessoas e as histórias que existem por lá.

Conversei com professores, historiadores, moradores e comerciantes do local e o Sr. Félix – nascido no Cabo Verde, na África, veio para Santos trabalhar nos bondes quando eles circulavam pela cidade. Hoje, faz parte do Projeto Vovô-Sabe-Tudo, da Prefeitura de Santos.

Tudo o que diziam me fazia entender cada vez mais o sentimento de pertencimento àquele lugar que já foi de riqueza e, como muitos deles disseram, progresso. Nos mais antigos, ficou marcado todo o saudosismo dos passeios, das compras na “cidade”, dos cafés tomados em diferentes pontos e das horas de conversa sentados pelas praças.

www.juicysantos.com.br - descobrindo o centro de santos pelos trilhos do bonde

O Centro vive

Mesmo com problemas, o centro ainda é palco de grandes eventos que buscam trazer vida de volta ao lugar. Tive o prazer de registrar o Santos Jazz Festival e o Santos Geek Festival, que movimentaram finais de semana e trouxeram pessoas de todas as cidades do estado de São Paulo.

Pude fotografar também artistas da região em intervenções culturais e política nas praças.

www.juicysantos.com.br - descobrindo o centro de santos pelos trilhos do bonde

Por fim, descobri muito mais do que esperava sobre aquele lugar. O Centro tem vida e muitas histórias que devem ser exploradas. Foi um prazer gigantesco poder trabalhar mostrando tudo isso.

Concluindo, visitem o centro.

Descubram os cafés, os sebos, as livrarias, os museus, as igrejas e as visitas monitoradas em diversos equipamentos turísticos.

Nossa cidade é linda e merece ser conhecida e reconhecida.

*Por Laís Mazagão, jornalista