30 lugares em Santos que você precisa conhecer
Você tem aquele amigo paulistano que sempre pergunta o que fazer em Santos? Ou vai receber aquela turma de primos do interior e precisa montar um roteiro legal? Nós reunimos a lista de 30 lugares que você e suas visitas precisam conhecer em Santos, divididos por região.
Vale até para os santistas que mal exploram a cidade. Confira esse post!
Centro de Santos (ou Cidade)
No centro recomendamos que você comece o passeio pela Praça Visconde de Mauá – em uma das extremidades está o prédio da prefeitura e na outra o bondinho turístico. Se você estiver com fome ao começar o passeio já recomendamos o pastel do Café Carioca, que fica ali do ladinho. Para quem vai começar o passeio na Rua XV de Novembro, recomendamos dar uma volta no prédio da Bolsa do Café, que abriga o Museu do Café e a cafeteria do Museu.
Recomendamos o passeio de de bondinho pois você passará na frente de outros lugares em Santos legais como a Casa da Frontaria Azulejada, Outeiro de Santa Catarina e poderá encerrar o passeio lá na subida do Monte Serrat.
- Palácio José Bonifácio (Prefeitura)
- Bondinho Turístico
- Bolsa do Café
- Rua XV de Novembro
- Café Carioca
- Monte Serrat
- Teatro Coliseu
- Restaurante Almeida
- Estação do Valongo e bistrô

Ponta da Praia
A região da ponta da praia é uma delícia de ser aproveitada, principalmente em dias de sol. Ali você encontra o ponto turístico mais conhecido da cidade, o Aquário de Santos, bons restaurantes, a pracinha do Sapo (onde rolam alguns shows e é ideal para levar as crianças para andar de patins), o famoso Zé do Côco e o deck do pescador (dá para tirar fotos lindas dali – o Juicy Santos recomenda). Para almoçar sugerimos o Clube Estrela de Ouro, conhecido com clube dos japoneses. A comida é basicamente oriental, muito saudável, bem feita e de frente para o mar. Quem quiser curtir a programação cultural sugerimos o Sesc Santos, que também tem arquitetura que merece destaque.
- Aquário Municipal
- Zé do Côco
- Fonte do Sapo
- Restaurante Estrela de Ouro
- Deck do Pescador
- Museu de Pesca
- Sesc Santos
Gonzaga
Se compararmos Santos a Nova York digamos que o Gonzaga é uma espécie de Midtown banhada pelo mar. Com diversas opções de lazer, compras e comida, selecionamos alguns lugares que o turista que está andando por lá não pode deixar de conferir. Sim, só tem lugares para comer no Gonzaga, pois sabemos que o turista vai acabar explorando o bairro a pé: seus shoppings, cinemas, praças e barzinhos. Mas os pontos listados abaixo realmente representam locais bem tradicionais da cidade.
- Ao Chopp do Gonzaga (para comer churrasco)
- Restaurante Beduíno (para se deliciar na comida árabe)
- Sevilha (para pedir a famosa torta de banana e sucos)
- Confeitaria Joinville (para mais doces)
Embaré
O Embaré possui a igreja que surgiu antes dos prédios da praia, a Feir´Arte aos sábados, o CPE, entre outros lugares. Mas destacamos aqui a Igreja e a coxinha da Dona Flor, que fica no Super Centro. É a coxinha menos coxinha da cidade.
- Dona Flor (no Super Centro Boqueirão)
- Igreja do Embaré
Foto de Darrel Champlin
Praia
Vir a Santos e não caminhar ou andar de bicicleta pela orla é um crime! Então para quem curte uma boa caminhada ou pedalada, recomendamos um passeio do Emissário Submarino até a Ponta da Praia. Serão bons quilômetros, com pausa ou sem (você decide) mas que pede uma olhada no mínimo nos quatro pontos abaixo.
- Leão da praia
- Posto 4 – Cinema
- Jardins da Orla da praia
- Pinacoteca
Outras regiões de Santos
- Orquidário
- Ilha Porchat e restaurantes – é São Vicente, mas a vista é de Santos 😉
- Vila Belmiro / Memorial das Conquistas
- Engenho dos Erasmos
- Jardim Botânico
Gostou da nossa lista?
Tem algum outro lugar que você considera imperdível aqui em Santos? Conta pra gente 😛
Hotéis baratos em Santos
Se você quer visitar Santos e não tem ideia de onde possa se hospedar, não deixe de conferir nossas dicas de hospedagem barata em Santos.