Texto porVictória Silva
Jornalista, Santos

O jazz do santista Marcelo Maccagnan

Apesar do sobrenome, que tem um ar meio 5th Avenue, Marcelo Maccagnan nasceu entre as muretas de Santos.

Se você não está familiarizado com o artista, vale a pena prestar atenção nesta matéria.

Estamos falando de um santista que está fazendo jazz e promete ser lembrado por isso.

Marcelo Maccagnan

3e2998_7355e5b8ed4d4951bc6a8beba99dd9ddImagem: Divulgação

Seu primeiro contato com a música aconteceu aos 15 anos, ainda em Santos, quando começou a estudar baixo elétrico. O amor pela música o fez subir a serra para estudar na Faculdade Souza Lima de Música em São Paulo.

Com as asas abertas, o garoto voou mais um pouco e foi para a renomada Berklee College of Music, em Boston, nos Estados Unidos. Atualmente morando em Nova Iorque – onde vive como músico instrumentista, compositor, produtor e professor -, o santista de 23 anos acaba de lançar seu primeiro álbum, intitulado Looking Ahead.

E nós precisamos falar sobre esse trabalho.

Looking Ahead

Quem ouve as composições, disponíveis no SoundCloud, se depara com ritmos tradicionais do Brasil (como samba, baião e partido alto) em uma mistura harmônica com a pegada do jazz moderno norteamericano.

Cada acorde traz uma intimidade que dá a sensação de sermos amigos de longa data do Marcelo Maccagnan.

Ao lado de Daniel Silva (baterista também brasileiro), Sergej Avanesov (saxofonista) e Julian Moehring (pianista), o santista te convida a uma viagem que começa com um som inspirado em um baião, chamada New Beginnings.

“Essa música tem inspiração em se lançar para o mundo como um artista e mostrar minha música e meu instrumento (o baixo) como a minha voz”, explica.

O trabalho continua com Noite, composição inspirada nos primeiros meses de Marcelo na Big Apple; já Sonho Novo reflete sua maneira de começar a se expressar musicalmente. Em Lucidity, você consegue apreciar apenas a arte do santista, tornando transparente toda sua lucidez, autoconsciência, valor e respeito por sua arte.

A lista de músicas, com  6 composições no total, continua com What We Leave Behind, que empresta inspiração em tudo e todos que fizeram parte de nosso passado, mas não necessariamente de nosso presente. Por fim, At Park Drive apresenta uma pitada de samba.

Main-Picture

Conheça a música de Marcelo Maccagnan

Estamos impressionadas e adoramos a música de Maccagnan.

Audição recomendadíssima para suas tardes de outono!