10 discos essenciais do rock nacional dos anos 80
Confesso que não curto muito elaborar muito listas de discos. Sempre fica faltando algum que, por um motivo ou outro, acaba ficando de fora.
Mas aqui resolvi fazer algo diferente. São 10 discos dos anos 80 que ajudam a entender um pouco como se deu aquela loucura do rock nacional.
Álbuns fundamentais para a nossa cultura pop, com mais de um hit que tocaram à exaustão na época e ainda hoje rolam pelas ondas do rádio. Mas vale ressaltar que isso é apenas uma pequena amostra do rock nacional, pois a lista poderia ser infinitamente maior.
As aventuras da Blitz
O disco de estreia da Blitz, em 1982. O estouro de Você Não Soube Me Amar acertou em cheio as rádios e invadiu até a primeira edição do Rock In Rio. Mas aqui tem ainda Mais Uma de Amor (Geme Geme), Volta ao Mundo e O Beijo da Mulher Aranha.
Uma sonoridade que soava bem carioca, alegre e sem compromisso, capitaneada pelo vocalista Evandro Mesquita.
Essa Tal de Gang 90 e as Absurdettes
A Gang 90 foi fundada por Júlio Barroso com influência nítida da new wave norteamericana. O líder era um letrista hábil e inspirado, tendo construído parceria com outros nomes, como Lobão. Nesse disco, tem os hits Perdidos na Selva (com contribuição de Guilherme Arantes no refrão), Nosso Louco Amor (que foi tema de novela) e a genial balada tecnopop Telefone.
Uma curiosidade bem interessante: a santista Taciana Barros foi uma das “absurdettes” e, mais tarde, formou com Edgar Scandurra (outro ícone do rock nacional) a banda Pequeno Cidadão.
https://youtu.be/_zmeRTUkCX0
Seu Espião
O álbum de estreia da banda carioca Kid Abelha e os Abóboras Selvagens, na época um quarteto que tinha no baixista Leoni sua principal fonte criativa.
Esse disco tem os hits Como Eu Quero, Pintura Íntima, Nada Tanto Assim, Por Que Não Eu? e Fixação. Sonoridade e visual bem focados na new wave e no pop internacional da época.
O Ritmo do Momento
Segundo disco do cantor e compositor Lulu Santos, lançado em 1983. Aqui ele se firma como uma fábrica de fazer hits para as rádios. Um Certo Alguém, Como Uma Onda, Advinha O Que e Esse Brilho em Teu Olhar foram determinantes para a consolidação de sua carreira nos anos seguintes.
https://youtu.be/QBGDJAqQsp8
O Passo do Lui
Segundo disco dos Paralamas do Sucesso, lançado em 1984. Aqui, Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone mostram o que entendiam ser o rock nacional na época.
O álbum traz os hits Meu Erro, Óculos, Romance Ideal, Ska e Me Liga, além da versão de Fui Eu, de Herbert Vianna, que havia sido gravada anteriormente pelo grupo Sempre Livre.
Revoluções Por Minuto
Álbum de estreia da banda RPM, que tinha o vocalista Paulo Ricardo no baixo.
Acabou virando uma incrível mania nacional nos meses seguintes. Esse disco ficou marcado por canções como Louras Geladas, Olhar 43, A Cruz e a Espada, Rádio Pirata e a faixa título (Revoluções por Minuto). Um marco para o rock nacional na época e uma fábrica de hits como poucas vezes se viu no pop brasileiro.
Dois
Segundo disco da Legião Urbana, lançado em 1986, ajudou a cimentar a trajetória da banda.
Aqui Renato Russo e seus amigos capricharam na produção e emplacaram Tempo Perdido, Quase Sem Querer, Eduardo e Mônica e Índios, todas consideradas clássicos legionários.
Cabeça Dinossauro
Terceiro disco da banda Titãs, do ano de 1986.
É o melhor álbum que produziram na longeva carreira. Um clássico instantâneo, cheio de revolta e raiva, que combinava muito com a época que o país estava vivendo imediatamente pós-ditadura. Foi neste momento que conhecemos clássicos como Homem Primata, AA UU, Bichos Escrotos, Polícia, O Que – todos viraram figurinhas carimbadas nas rádios de todo o país.
Nós Vamos Invadir a Sua Praia
Disco de estreia da banda paulista Ultraje a Rigor, capitaneada pelo vocalista Roger Moreira.
Esse trabalho está ancorado em letras bem humoradas e uma sonoridade bem rock’n roll. São daqui os hits Inútil, Ciúme, Rebelde Sem Causa, Marylou e Eu Me Amo, além da animada faixa título.
Voo de Coração
Lançado em 1983, a estreia do cantor Ritchie, músico inglês que começou tocando rock progressivo e depois se descobriu no pop rock nacional, trazia os hits Menina Veneno, Pelo Interfone, A Vida Tem Dessas Coisas, Voo de Coração e Casanova (que foi tema de abertura de novela).
Reza a lenda que o sucesso desse álbum incomodou até o rei Roberto Carlos…
E pra você que viveu os anos 80, qual disco inesquecível dessa época faltou na lista? Deixa pra gente aqui nos comentários.