Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

Conheça Michelle Souza, santista de 14 anos que prepara livro de poesias

Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Michelle Souza tem 14 anos e sempre amou ler.

Mas a paixão pela escrita só nasceu após a primeira participação em uma batalha de poesia falada. O evento, organizado na E.M Dr. José da Costa e Silva Sobrinho, no Jardim Piratininga, fez a aluna do 9º ano descobrir um talento. E esse talento vai ganhar forma física em breve: Michelle está escrevendo um livro com seus versos.

O voo de Michelle Souza

Em seus textos, a santista busca falar sobre sua realidade. E, por isso, temáticas como feminismo, racismo e empoderamento, por exemplo, são comuns. E ganham forma de uma maneira delicada e cheia de significado. Assim como o sorriso da jovem autora.

“Me sinto um pouco como uma borboleta, durante muito tempo sofri bullying. Era uma pessoa muito presa. Depois que iniciei as poesias, fui me abrindo, acho que a libertação de uma borboleta de um casulo representa essa minha nova fase”, comenta.

Aliás, é o ato de voar que intitula o projeto: Avoa.

juicysantos.com.br - O voo de Michelle SouzaImagem: Raimundo Rosa/PMS

De acordo com ela, o título surgiu de uma frase que ela ouve com frequência de familiares, amigos e vizinhos.

“Muita gente próxima a mim costuma dizer ‘Avoa, menina’. Então, meu livro terá esse nome. É o meu voo”.

Antes de abrir as asas com destino à publicação, Michelle escreveu um fanzine com seis poesias autorais. Foi esse pequeno livreto que impulsionou a publicação, através do incentivo de terceiros – alguns, inclusive, conheceram a autora na cerimônia de abertura da 31º Semana da Educação, realizada no mês passado.

Nerd com orgulho

Na sala de aula, a adolescente diz que ama escrever redações e que frequentemente ajuda os colegas.

“Sou a nerd, mas eu gosto disso. Vejo que eles me admiram e eles veem um potencial em mim que muitas vezes não vi. Eles me motivam, me chamam de poeta, isso me deixa extremamente feliz e realizada”.

juicysantos.com.br - O voo de Michelle Souza

Nós estamos ansiosas para ler o livro da Michelle. Se acaso você também está, fique de olho aqui no Juicy para conferir as novidades 🙂