Texto porVictória Silva
Jornalista, Santos

Lessa, poeta do Guarujá

O menor da turma, daqueles que não conseguem colocar os pés no chão, com óculos de grau e uma timidez crônica.

As bochechas coravam com um simples beijo da garota mais bonita da sala e ele corria para o seu bloquinho de notas, onde transformava as angústias em poesia.

Foi assim que Lessa, que na época tinha apenas 8 anos, conheceu e se apaixonou pela escrita.

Durante toda a vida, o poeta levou a habilidade como um plano B. “Sempre tive banda, achava que era um passatempo”, explica.

Atualmente, com 25 anos e um pouco menos de timidez, Lessa deu início a um projeto bem legal, que traz poesias em forma de vídeo.

file171Imagem: Acervo Pessoal

“Desde 2010, estou sem tocar, mas nunca parei de escrever minhas poesias. Comecei a produzir um EP, com quatro faixas, e pensei em uma forma de não deixa-las largadas nos arquivos”, explica.

Os vídeos remetem à profissão de Lessa, que atua como fotógrafo e vídeo maker. “Pensei em gravar porque sei que muitas pessoas gostam de poesias, mas têm preguiça de ler. Neste formato, é mais fácil de absorver e interpretar”.

Em paralelo às poesias, a produção do trabalho musical solo esta a todo vapor, com lançamento previsto para o segundo semestre desse ano.

“A ideia é trazer os dois universos para uma coisa só. Elas pertencem a uma coisa só, eu escrevo poesia e tendo musica-las”.

Para quem está curioso, os vídeos são uma aperitivo do que está por vir e o Lessa nos deu alguns detalhes.

As quatro faixas vão falar de um problema da nossa sociedade: achar que viver de arte é loucura, mas aplaudir os artistas.

Leia também:
Conheça a literatura infantil de Inês Bari
Felipe Sali, um autor da Baixada entre os destaques de site canadense
Como Se Livrar de um Popstar: fanfic que virou livro

“Muitas vezes ouvi que tudo bem gostar de fotografar, cantar e escrever, mas isso deveria ser um hobby, eu precisava fazer um Senai, ter uma profissão de verdade. As pessoas desencorajam as crianças, mas aplaudem aqueles que insistem e conseguem, é um pouco hipócrita”.

Se você é fã de literatura, MPB e curte ter algumas poesias em meio às atualizações do seu feed, vale a pena conferir o trabalho do Lessa, poeta do Guarujá:

Fique de olho no Facebook, Twitter e Instagram dele 🙂