Esmeraldo Tarquínio – Começar de Novo
Antes de Barack Obama e Joaquim Barbosa, houve Esmeraldo Tarquínio.
Primeiro e único negro eleito para a Prefeitura de Santos, ele foi cassado pela ditadura militar antes mesmo de tomar posse.
Essa história emocionante e fundamental para a memória santista acaba de ser resgatada pelo jornalista Rafael Motta, que lança hoje, às 18 horas, na Prefeitura de Santos, o livro Esmeraldo Tarquínio – Começar de Novo (Editora Leopoldianum).
Socialista, negro e de origem humilde, Tarquínio passou pela Assembleia Legislativa de SP antes de, em 1968, conquistar a Prefeitura santista. No entanto, foi cassado um mês antes de tomar posse e teve seus direitos políticos suspensos até 1979, o que o transformaria no símbolo da luta para a recuperação de um direito tomado dos santistas: o do voto direto. Mas ele não conseguiu assumir o cargo, porque morreu por causa de um AVC em 10 de novembro de 1982, a 5 dias de um retorno tido como certo à Assembleia Legislativa.
O livro de Rafael Motta não fala só sobre a vida desse personagem fascinante, mas também sobre um momento político-social importantíssimo da história de Santos. Recomendadíssimo!