Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

Rota literária: curso passeia por citações de Santos na literatura

Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Muito antes de se tornar cenário do audiovisual, Santos já era um território percorrido na literatura. Dos textos de Plínio Marcos até as poesias de Ribeiro Couto, a cidade deu vida a diversas narrativas e personagens icônicos. E essas participações serão tema de quatro encontros do Curso Rota Literária.

Se você é daquelas pessoas que gosta de mergulhar, de fato, nas leituras e, de quebra, na história da sua cidade, vem entrar em contato com uma parte incrível da nossa cultura no roteiro que mapeia Santos na literatura.

Uma rota pela Santos na literatura

Em resumo, esse é o terceiro módulo do curso. Mas pode ir sem medo, pois os módulos funcionam de forma autônoma. Dessa vez, os encontros têm o objetivo de viajar por mapas literários sobre a cidade de Santos.

juicysantos.com.br - Santos na literaturaImagem: Reprodução

Para isso, as aulas acontecem em quatro sábados: 14, 21 e 28 de setembro e 5 de outubro, sempre das 15 às 17h30, na Associação Cultural José Martí da Baixada Santista. É o jornalista e mestre em História Social Alessandro Atanes que compartilha o conhecimento.

De acordo com o orientador das aulas, os participantes vão conhecer, desenhar e analisar mapas a partir dos caminhos e rotas indicados em poemas e romances. A lista de autores tem nomes como por exemplo:

  • Elizabeth Bishop
  • Blaise Cendrars
  • Pablo Neruda (poesia)
  • Adelto Gonçalves

Ainda segundo Atanes, as aulas começam com Chegando ao porto, módulo que traz descrições da entrada no porto de Santos feitas pelos poetas estrangeiros; em seguida o tema é Do alto do Monte Serrat, com narrativas em que a cidade é vista de seu ponto mais alto. Depois, é a vez de Periferias, com retratos narrativos da cidade dos anos 1920 e 1930 e 1950 e 1960 do século passado; e, por fim, O cosmopolitismo do pobre mostra Santos e seu porto como um nó dos caminhos internacionais, uma esquina do mundo que reúne gentes de todas as partes.

Em outras palavras: uma oportunidade imperdível, né?

Quero conhecer Santos por meio da literatura

Se acaso você concorda, não perca tempo e garanta a sua inscrição.

juicysantos.com.br - Santos na literaturaImagem: Reprodução

É possível garantir a vaga para o curso completo, no valor de R$ 100 ou então para aulas avulsas, que saem por R$ 30. Para garantir a sua vaga basta manifestar o interesse através do e-mail [email protected] e se você tiver alguma dúvida, entre em contato através do Facebook 🙂

A Associação Cultural José Martí da Baixada Santista fica na Rua Joaquim Távora, 217, Vila Mathias.