Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

A vida começa aos 140: santista lança livro usando métrica do Twitter

De quantos caracteres você precisa para contar uma história?

Em Quando os mundos conversam, Marcus Vinicius Batista não nos disse quantos foram necessários. Mas, em seu novo livro, ele usou, no máximo, 140 caracteres para cada conto. Sim, estamos falando do equivalente a um tweet (isso no Twitter original, antes da atualização mais recente da plataforma).

Por isso, o jornalista e professor intitulou a obra de A vida começa aos 140.

Se você já amava os textos dele aqui no Juicy Santos; leu a primeira obra e virou fã; foi aluno do cara ou simplesmente adora literatura, a gente garante que vai amar ler as microhistórias. Além da criatividade do autor, o livro ainda conta com as ilustrações do talentoso Oswaldo DaCosta, no estilo bico de pena, para dar mais vida às palavras.

O lançamento do livro será no domingo (23 de setembro), às 16 horas, na Pinacoteca Benedito Calixto, com entrada gratuita. O livro será vendido por R$ 20.

A vida começa aos 140

www.juicysantos.com.br - A vida começa aos 140Imagem: Reprodução

De acordo com o autor, a ideia dos contos em 140 caracteres surgiu em 2009 – quando o Twitter estava em seu auge. Como resultado, neste período ele foi  instigado por um amigo a experimentar contar histórias na rede social, cujos 140 caracteres significavam “grilhões que poderiam amarrar qualquer tentativa de criatividade, ainda mais num enredo ficcional”.

Quase uma década e 160 microcontos publicados online depois, o jornalista reuniu 140 deles no livro. Então, você já sabe o que vai encontrar nas páginas: uma obra de ficção, com inspirações no cotidiano.

Tudo curtinho. Mas com o tamanho exato para contar o que era proposto.

Só para exemplificar, buscamos um dos contos publicados:

Conto número 149 – Desligou o despertador de novo. A hora cobrava saída do buraco depressivo. O vazio tratava o corpo, Para sair, a pílula molhada em lágrimas.

A obra é o 14º lançamento da Editora Ateliê de Palavras, baseada aqui em Santos e com total foco em autores da região.

Vai lá

Então já sabe, né? Esse é o momento de apoiar talentos de Santos. Para isso, basta comparecer ao evento de lançamento do livro e garantir o seu!

A Pinacoteca fica na Av. Bartolomeu de Gusmão, 15, Boqueirão.